A empresa norte-americana apresentou esta segunda-feira o seu novo iPhone SE, aquele que era um dos dispositivos mais aguardados do evento.
A Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone SE durante a conferência realizada esta segunda-feira em Cupertino, nos Estados Unidos.
Segundo o Canal Tech, o novo modelo de quatro polegadas veio assim confirmar muitos dos rumores que já se tinham feito ouvir anteriormente, sendo agora bem mais pequeno do que os anteriores.
O responsável pela apresentação, o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak, explicou durante o evento que este novo modelo foi lançado a pensar no público que gosta de ecrãs mais pequenos.
De acordo com a informação divulgada, 30 milhões de iPhones de quatro polegadas foram vendidas apenas em 2015, por isso a empresa decidiu voltar às origens.
Embora o novo modelo mantenha o mesmo design do iPhone 5S, será três vezes mais rápido uma vez que o seu interior é bastante semelhante ao do iPhone 6S.
Vai estar disponível em quatro cores – prata, cinza escuro, dourado e o mais recente tom rosa -, a partir do próximo dia 31 de março em apenas alguns países. No final de maio, vai entrar no mercado de mais de 110.
O modelo de 16GB vai custar 399 dólares, enquanto que a versão de 64GB vai ser lançada por 499 dólares.
iPad Pro também encolheu
A empresa também anunciou uma versão mais pequena do iPad Pro, que chega agora ao mercado com um ecrã de 9,7 polegadas, mas que mantém todo o poder do último modelo.
Nas palavras de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da empresa que ficou responsável por apresentar o novo modelo, “temos em mãos o melhor ecrã já construído para um iPad”.
Com uma tela 40% menos reflexiva e com uma capacidade de cores 25% maior, o aparelho tem ainda uma tecnologia chamada TrueTone Display, que ajusta a configuração do ecrã de acordo com a iluminação do lugar em que o seu utilizador se encontra.
Tal como seria de esperar, este novo iPad vem acompanhado com uma capa-teclado e uma Apple Pencil para desenhar tal como se faz no papel, acrescentou o executivo. Também está disponível na versão rosa.
O preço começa nos 599 dólares com a versão de 32GB, 749 dólares para o de 128GB e 899 dólares para a primeira versão de um iPad com 256GB de armazenamento.
Apple Watch mais barato e iOS 9.3
Para trás ficaram os rumores de que estaria aí uma nova versão daquele que, segundo o CEO Tim Cook, é “o relógio inteligente mais vendido em todo o mundo”.
As únicas novidades são que o relógio passa a custar menos cem dólares, reduzindo para o preço de 299 dólares, e vai passar a disponibilizar pulseiras coloridas em nylon.
Relativamente à atualização do sistema operativo, a conferência também mostrou as diferenças da versão 9.3 do iOS, que ainda hoje fica disponível para fazer o download.
A grande novidade é o sistema NightShift, que altera o brilho e a concentração de cores no ecrã dos dispositivos, de acordo com a hora do dia, de forma a privilegiar o sono e o conforto visual dos clientes.
A aplicação Saúde também traz novas melhorias, sendo agora mais fácil a conexão com outros softwares, existência de novos menus e um interface que torna as informações mais acessíveis.
O setor da educação também traz novidades com o uso do Classroom, um software dedicado à organização de aulas e interação direta entre professores e alunos.
Através do novo sistema, que para já só está disponível em escolas certificadas dos EUA, o iPad do docente pode ser conectado diretamente ao dos estudantes para envio de links, vídeos e outros conteúdos.
Na área da segurança, a aplicação Notes tem agora uma função que permite ao utilizador “trancar” alguns documentos com uma senha ou através da sua identidade biométrica.
A atualização é compatível com o iPad Air 2, iPad Pro, iPod Touch da última geração e dispositivos a partir do iPhone 5S.
ZAP / Canal Tech