99% dos casos do novo surto em Melbourne teve origem em hotéis

Mário Cruz / Lusa

Um epidemiologista afirmou esta terça-feira que 99% dos casos do novo surto de covid-19 no estado australiano de Victoria terão tido origem em hotéis designados para a quarentena de viajantes internacionais, na cidade de Melbourne.

“É provável que uma grande proporção, aproximadamente 99% dos atuais casos de covid-19 em Victoria, tenham tido origem [nos hotéis] Rydges ou Stamford”, disse Charles Alpren, epidemiologista do Ministério da Saúde daquele estado australiano, durante uma investigação judicial, segundo o canal público de televisão australiano ABC.

O surto de Melbourne, detetado no final de junho, acumulou já mais de 17.200 infeções, tendo provocado até à data 351 mortes e levado ao confinamento dos cinco milhões de habitantes da cidade até meados de setembro.

O epidemiologista disse ainda que a sequência do genoma indica que 90% dos casos do surto estarão ligados a uma família de quatro pessoas que regressou à Austrália em 9 de maio e efetuou quarentena no Hotel Rydges.

O perito esclareceu que “o evento ou eventos de transmissão” nestes centros de quarentena não foram identificados, mas apontou que a família terá sido autorizada a sair, acompanhada por seguranças.

As declarações de Alpren coincidem com as de Ben Howden, diretor do Instituto Doherty, que disse aos investigadores que 99% dos casos registados em Victoria estavam ligados a três “redes de transmissão”.

Em 8 de julho, Melbourne, a segunda cidade mais populosa do país, foi colocada novamente em confinamento até 20 de agosto, após o fracasso das medidas para evitar a propagação do vírus.

O novo surto levou as autoridades de Victoria a impor a utilização de máscaras em Melbourne e na cidade rural de Mitchell, também sob confinamento, uma medida sem precedentes na Austrália. O estado limítrofe de Nova Gales do Sul também encerrou, pela primeira vez em cem anos, a fronteira interna com Victoria, para evitar a propagação da doença.

Os dados indicam que a epidemia em Victoria, que esta terça-feira registou 222 novos casos de covid-19 e 17 mortes, já atingiu o pico e está a começar a estabilizar-se. O estado vizinho de Nova Gales do Sul comunicou três novas infeções nas últimas 24 horas.

A Austrália, que registou quase 24 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia, além de 438 mortes, tinha relançado a economia, após ter controlado a epidemia, até ao ressurgimento da doença em Melbourne.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …