/

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Alegna13 / Wikimedia

Alegna13 / wikimedia

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas.

Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos colocados, o que eleva para para 51.432 o total de jovens que já garantiram entrada numa universidade ou instituto politécnico português. Nesta fase, existiam 13.506 cagas a concurso para um total de 22.953 candidatos. Ainda assim, ficaram por preencher 4441 lugares, os quais serão disponibilizados numa 3.ª fase ou que poderão ser ocupadas por via de concursos especiais ou para concursos de mudança de curso.

No grupo de cursos que ainda receberam estudantes, destaque para os que fecharam com notas tidas como de “excelência“, como são o caso do de Medicina ou Engenharia Aeroespacial. Por exemplo, as duas vagas sobrantes do curso de Medicina da FMUP foram ocupados por estudantes com médias de candidaturas a 19,5 valores. Já o curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Aveiro, com um lugar vago, ficou preenchido com um estudante com 19,48 valores de média. No mesmo curso, mas no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, entraram oito alunos. A nota mais baixa foi de 19,18 valores.

Apesar de não terem sobrado vagas resultantes das colocações da 1.ª fase, alguns estudantes optaram por não se matricular, o que fez com que as vagas fossem disponibilizadas novamente. Depois desta ronda, todos os lugares foram ocupados.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, Fontainha Fernandes, é “possível atingir a meta ficada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para este ano letivo: ter 100 mil novos estudantes no Ensino Superior” — número que incluiu estudantes nas instituições de ensino públicas e privadas. Tal como lembra o Público, no ano de 2020 inscreveram-se pela primeira vez, no 1.º ano, 26.770 estudantes no Ensino Superior privado.

À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, houve mais candidatos colocados nos institutos politécnicos (4822) do que no ensino universitário (4272). Dos 9154 estudantes que asseguraram entrada no Ensino Superior nesta fase, 72% fê-lo numa das três primeiras opções.

Para a 3.ª fase serão disponibilizadas 4441 vagas, número que poderá aumentar novamente caso os estudantes colocados na 2.ª fase optem por não se matricular — este procedimento decorre entre esta quinta-feira e a próxima segunda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.