Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Alegna13 / wikimedia

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas.

Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos colocados, o que eleva para para 51.432 o total de jovens que já garantiram entrada numa universidade ou instituto politécnico português. Nesta fase, existiam 13.506 cagas a concurso para um total de 22.953 candidatos. Ainda assim, ficaram por preencher 4441 lugares, os quais serão disponibilizados numa 3.ª fase ou que poderão ser ocupadas por via de concursos especiais ou para concursos de mudança de curso.

No grupo de cursos que ainda receberam estudantes, destaque para os que fecharam com notas tidas como de “excelência“, como são o caso do de Medicina ou Engenharia Aeroespacial. Por exemplo, as duas vagas sobrantes do curso de Medicina da FMUP foram ocupados por estudantes com médias de candidaturas a 19,5 valores. Já o curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Aveiro, com um lugar vago, ficou preenchido com um estudante com 19,48 valores de média. No mesmo curso, mas no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, entraram oito alunos. A nota mais baixa foi de 19,18 valores.

Apesar de não terem sobrado vagas resultantes das colocações da 1.ª fase, alguns estudantes optaram por não se matricular, o que fez com que as vagas fossem disponibilizadas novamente. Depois desta ronda, todos os lugares foram ocupados.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, Fontainha Fernandes, é “possível atingir a meta ficada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para este ano letivo: ter 100 mil novos estudantes no Ensino Superior” — número que incluiu estudantes nas instituições de ensino públicas e privadas. Tal como lembra o Público, no ano de 2020 inscreveram-se pela primeira vez, no 1.º ano, 26.770 estudantes no Ensino Superior privado.

À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, houve mais candidatos colocados nos institutos politécnicos (4822) do que no ensino universitário (4272). Dos 9154 estudantes que asseguraram entrada no Ensino Superior nesta fase, 72% fê-lo numa das três primeiras opções.

Para a 3.ª fase serão disponibilizadas 4441 vagas, número que poderá aumentar novamente caso os estudantes colocados na 2.ª fase optem por não se matricular — este procedimento decorre entre esta quinta-feira e a próxima segunda.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …