87 elefantes mortos junto a santuário no Botswana

Foram encontrados 87 elefantes mortos, nas últimas semanas, próximo do famoso santuário da espécie no Delta do Okavango, no Botswana. O aumento das mortes coincide com a recente decisão do Governo de desarmar as unidades de combate à caça ilegal.

Segundo a BBC, a “Elephants Without Borders”, organização que luta pela conservação da espécie, está a fazer um levantamento aéreo da situação e diz que o número de mortes é o maior já observado em África.

“Estou chocado, completamente estupefacto. A escala da caça furtiva a elefantes é, de longe, a maior que alguma vez vi ou sobre a qual li até à data em qualquer parte de África”, afirma Mike Chase, responsável da organização, à emissora britânica.

“Quando comparo esta situação com números e dados do ‘Great Elephant Census’, que eu próprio conduzi em 2015, estamos a registar o dobro do número de elefantes mortos do que em qualquer outro lugar em África”, acrescenta.

O país tem a maior população de elefantes do mundo – 130 mil exemplares – e ainda é considerado o último santuário da espécie no continente africano. O último censo realizado por Chase indicava a perda de um terço dos elefantes em África: na Tanzânia, por exemplo, perdeu-se 60% destes animais em cinco anos.

O Botswana tinha a reputação de ser um lugar seguro para a espécie devido à ação da sua unidade de combate à caça ilegal. Porém, nos últimos tempos, os caçadores furtivos têm violado a fronteira em busca de marfim e o aumento do abate ilegal coincide com a recente decisão do Governo em desarmar estas unidades de combate.

“Os caçadores estão a virar as suas armas para o Botswana. Temos a maior população de elefantes e é época aberta para os caçadores”, explica Chase. “É preciso ação urgente e imediata do Governo. (…) O Botswana sempre esteve na linha da frente da conservação e isso requer vontade política“.

Para além dos 87 elefantes, os cientistas que estão responsáveis pelo levantamento aéreo também registaram o abate ilegal de cinco rinocerontes brancos em três meses.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gente estúpida. Nem para comer a carne é. Por acaso tenho uma peça em marfim que o meu pai trouxe da guerra do Ultramar em Angola, e pelo tamanho não é de um elefante adulto, mas sinceramente é um tareco igual aos outros em cima de um móvel.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …