Mais de 90% dos portugueses garantem usar sempre máscara quando saem de casa

Jerome Favre / EPA

Um estudo sobre a covid-19 concluiu mais de 90% dos portugueses inquiridos usam sempre máscara quando saem de casa, e 88% garantem que têm confiança nos profissionais de saúde. O estudo teve como objetivo apurar os comportamentos adotados pelos portugueses em plena pandemia.

O estudo foi divulgado esta terça-feira na apresentação do Movimento Saúde em Dia, uma iniciativa da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares. O objetivo é detetar as opiniões dos portugueses e captar as perceções da população portuguesa sobre a o covid-19 – adianta a TSF.

Francisca Azevedo, diretora executiva da GFK Metris, apresentou dados preliminares que apontam que 94% dos portugueses garantem “que usam sempre a máscara assim que saem de casa.  Os portugueses, de uma forma genérica, até estão a cumprir com as normas e com as diretrizes que são passadas e que vão ser reforçadas”, diz.

Segundo a TSF, o estudo conseguiu identificar a “importância do tema da pandemia de covid-19, bem como o nível de informação que têm sobre a mesma”, bem como os comportamentos adotados no no quotidiano dos portugueses.

A investigação visou também avaliar o impacto da pandemia a nível económico e na entender se os portugueses se sentem confiantes e seguros quando recorrem a cuidados de saúde em hospitais públicos, e quantificar até que ponto os portugueses deixaram, ou não, de aceder a cuidados de saúde durante a pandemia.

As conclusões do estudo serão partilhadas e analisadas a 22 de setembro, numa reunião que vai contar com investigadores da área. O objetivo vai ser “promover a reflexão sobre o conhecimento adquirido e os desafios dos sistemas de saúde, por forma a desenvolver propostas efetivas”.

O levantamento de dados no terreno ocorreu entre 28 de agosto e 7 de setembro e estes foram recolhidos através de entrevistas diretas e pessoais, mas sempre de forma anónima, com base num questionário estruturado, elaborado pela equipa do projeto e pela GfK Metris. A amostra é constituída por 1000 indivíduos com mais de 18 anos, residentes em Portugal.

De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, em Portugal, já morreram 1846 pessoas vítimas de covid-19 e 60895 pessoas foram confirmadas como infetadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …