Mais de 90% dos portugueses garantem usar sempre máscara quando saem de casa

Jerome Favre / EPA

Um estudo sobre a covid-19 concluiu mais de 90% dos portugueses inquiridos usam sempre máscara quando saem de casa, e 88% garantem que têm confiança nos profissionais de saúde. O estudo teve como objetivo apurar os comportamentos adotados pelos portugueses em plena pandemia.

O estudo foi divulgado esta terça-feira na apresentação do Movimento Saúde em Dia, uma iniciativa da Ordem dos Médicos e da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares. O objetivo é detetar as opiniões dos portugueses e captar as perceções da população portuguesa sobre a o covid-19 – adianta a TSF.

Francisca Azevedo, diretora executiva da GFK Metris, apresentou dados preliminares que apontam que 94% dos portugueses garantem “que usam sempre a máscara assim que saem de casa.  Os portugueses, de uma forma genérica, até estão a cumprir com as normas e com as diretrizes que são passadas e que vão ser reforçadas”, diz.

Segundo a TSF, o estudo conseguiu identificar a “importância do tema da pandemia de covid-19, bem como o nível de informação que têm sobre a mesma”, bem como os comportamentos adotados no no quotidiano dos portugueses.

A investigação visou também avaliar o impacto da pandemia a nível económico e na entender se os portugueses se sentem confiantes e seguros quando recorrem a cuidados de saúde em hospitais públicos, e quantificar até que ponto os portugueses deixaram, ou não, de aceder a cuidados de saúde durante a pandemia.

As conclusões do estudo serão partilhadas e analisadas a 22 de setembro, numa reunião que vai contar com investigadores da área. O objetivo vai ser “promover a reflexão sobre o conhecimento adquirido e os desafios dos sistemas de saúde, por forma a desenvolver propostas efetivas”.

O levantamento de dados no terreno ocorreu entre 28 de agosto e 7 de setembro e estes foram recolhidos através de entrevistas diretas e pessoais, mas sempre de forma anónima, com base num questionário estruturado, elaborado pela equipa do projeto e pela GfK Metris. A amostra é constituída por 1000 indivíduos com mais de 18 anos, residentes em Portugal.

De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, em Portugal, já morreram 1846 pessoas vítimas de covid-19 e 60895 pessoas foram confirmadas como infetadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …