80% dos diplomados em Educação e Saúde em Portugal são mulheres

Quase cinco milhões de pessoas graduaram-se em 2014, na União Europeia. Em Portugal foram 88.500. Maioria é do sexo feminino.

Em Portugal, saíram das universidades e dos politécnicos do país 88.500 diplomados em 2014. Destes, 59% eram do sexo feminino e 30% formou-se na área das Ciências Sociais, Gestão de Empresas ou Direito, a que mais estudantes acolhe.

A União Europeia obedece às mesmas tendências: dos quase 5 milhões de graduados em 2014, 58% são do sexo feminino e 34% são da área das Ciências Sociais.

As áreas da Educação e da Saúde e Bem-Estar são aquelas em que o desequilíbrio de género é mais evidente. Em Portugal, 79% dos formados nestas áreas, em 2014, – mais do que 3 em cada 4 – eram do sexo feminino.

Na União Europeia, a média é de 80% para a Educação, mas mais baixa na Saúde e Bem-Estar (75%).

Já nas áreas da Engenharia, Indústria Transformadora e Construção, no nosso país, 67% dos diplomados nestas matérias são homens, uma percentagem que é ainda assim mais baixa do que a média europeia para o setor: 73%.

A área que em Portugal não obedece à média europeia é a das Ciências, Matemática e Informática.

A maioria dos diplomados em 2014 nesta área em Portugal era do sexo feminino – 57% contra 43% – contrariando a média europeia que é, neste setor, de maior domínio masculino.

Na União Europeia diplomaram-se 4,75 milhões de pessoas em 2014 segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.

O Reino Unido (772 mil), a França (741 mil) e a Polónia (557 mil) – à frente da Alemanha (521 mil) – são os países que mais contribuem para a estatística.

JPN

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então e agora?… Festeja-se? Ou fala-se em discriminação contra o sexo masculino?
    Então se as mulheres estão em maioria no sucesso universitário, será que aí não há discriminação dos homens? Não está o meio académico vocacionado para favorecer as mulheres? Ah aí já é mérito… Mas se não as querem contratar já é discriminação. Vocês decidam-se!.. Não podem ter tudo a vosso favor, minhas senhoras. Não podem, mas querem… Sim, isso já se notou. Reivindicadoras por natureza, tenham o que tiverem vão sempre achar que não chega. E será que já não chega mesmo?

    Se têm mais capacidades que os homens para ter melhores resultados académicos, porque precisam que a Lei garanta 50% de lugares femininos no trabalho? Se eu estiver a contratar para 10 vagas e receber 10 currículos de mulheres em que só 2 são bons, e receber 10 currículos de homens em que 8 são bons… Tenho de contratar à força 5 mulheres e 5 homens, sacrificando a produtividade da empresa? E se não o fizer é discriminação?

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …