Mais 70 óbitos e 4.378 novos casos em Portugal. Norte ultrapassa 3.000 mortes desde março

Tiago Petinga / Lusa

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 70 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.378 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que estão internadas 2.853 pessoas, menos 137 do que na quarta-feira, das quais 505 em cuidados intensivos, ou seja, menos seis.

Dos 4.378 novos casos, 1.952 (45%) estão na região Norte. Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo (mais 1.271 casos), a região Centro (mais 800 casos), o Alentejo (mais 200), o Algarve (mais 94), a Madeira (mais 34) e os Açores (mais 17).

Das 70 vítimas mortais, 28 eram da região Norte, 24 de Lisboa e Vale do Tejo, 13 da região Centro, 4 do Alentejo e 1 da Madeira. Segundo o Observador, a vítima mortal da Madeira é a 11ª na região desde a chegada da pandemia a Portugal.

O Norte ultrapassou esta quinta-feira as três mil vítimas mortais desde março.

Mais 4.087 foram dadas como clinicamente recuperadas, após terem sido dadas como estando infetadas Apesar do elevado número de pessoas dadas como recuperadas, o número de casos ativos voltou a aumentar: são agora 68.690, mais 221 do que a véspera.

O número de “contactos em vigilância” também aumentou: há mais 1.935, havendo assim 88.978 pessoas que estão a ser monitorizadas por poderem ter sido contagiadas

Em véspera de Natal, Portugal entrou no sétimo estado de emergência com 109 concelhos nos níveis de risco muito elevado e extremo de contágio pelo novo coronavírus, menos seis do que no início do mês.

A nova lista que divide os municípios entre os níveis moderado, elevado, muito elevado e extremo de contágio foi divulgada pelo Governo na semana passada, tendo começado a produzir efeito às 0h desta quinta-feira, momento em que entrou em vigor o novo estado de emergência, que se prolonga até às 23h59 do dia 7 de janeiro.

Segundo a nova lista de níveis de risco, existem agora 30 concelhos em risco extremo de contágio, menos cinco do que a 2 de dezembro, e 79 em risco muito elevado, mais um do que no início do mês.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.413 mortes e 387.636 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 68.690, mais 221 do que na quarta-feira-feira.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …