Mais 70 óbitos e 4.378 novos casos em Portugal. Norte ultrapassa 3.000 mortes desde março

Tiago Petinga / Lusa

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 70 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.378 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que estão internadas 2.853 pessoas, menos 137 do que na quarta-feira, das quais 505 em cuidados intensivos, ou seja, menos seis.

Dos 4.378 novos casos, 1.952 (45%) estão na região Norte. Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo (mais 1.271 casos), a região Centro (mais 800 casos), o Alentejo (mais 200), o Algarve (mais 94), a Madeira (mais 34) e os Açores (mais 17).

Das 70 vítimas mortais, 28 eram da região Norte, 24 de Lisboa e Vale do Tejo, 13 da região Centro, 4 do Alentejo e 1 da Madeira. Segundo o Observador, a vítima mortal da Madeira é a 11ª na região desde a chegada da pandemia a Portugal.

O Norte ultrapassou esta quinta-feira as três mil vítimas mortais desde março.

Mais 4.087 foram dadas como clinicamente recuperadas, após terem sido dadas como estando infetadas Apesar do elevado número de pessoas dadas como recuperadas, o número de casos ativos voltou a aumentar: são agora 68.690, mais 221 do que a véspera.

O número de “contactos em vigilância” também aumentou: há mais 1.935, havendo assim 88.978 pessoas que estão a ser monitorizadas por poderem ter sido contagiadas

Em véspera de Natal, Portugal entrou no sétimo estado de emergência com 109 concelhos nos níveis de risco muito elevado e extremo de contágio pelo novo coronavírus, menos seis do que no início do mês.

A nova lista que divide os municípios entre os níveis moderado, elevado, muito elevado e extremo de contágio foi divulgada pelo Governo na semana passada, tendo começado a produzir efeito às 0h desta quinta-feira, momento em que entrou em vigor o novo estado de emergência, que se prolonga até às 23h59 do dia 7 de janeiro.

Segundo a nova lista de níveis de risco, existem agora 30 concelhos em risco extremo de contágio, menos cinco do que a 2 de dezembro, e 79 em risco muito elevado, mais um do que no início do mês.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.413 mortes e 387.636 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 68.690, mais 221 do que na quarta-feira-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …