70 cursos não tiveram um único candidato na 2ª fase de candidaturas ao Superior

Marcello Casal Jr. / ABr

-

Um total de 626 cursos preencheu todas as vagas levadas a concurso na 2ª fase de acesso ao Ensino Superior Público, mas 70 não tiveram qualquer candidato, revelou o Ministério da Educação e Ciência.

De acordo com os dados disponibilizados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), dos 70 cursos que não tiveram qualquer aluno colocado apenas 25 não são de engenharia, agregando áreas como educação, ambiente e energia, tecnologias da informação, informática, marketing e até uma licenciatura em redes sociais.

Os institutos politécnicos estão em maioria na lista de cursos com todas as vagas por ocupar, mas também se encontram cursos das universidades dos Açores, Aveiro, Beira Interior, Évora, Minho e Trás-os-Montes.

O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição com mais cursos “a zero”, quase todos de engenharia: 12 cursos deste instituto não tiveram qualquer candidato, e a maioria destas ofertas tinha levado a concurso, cada uma, mais de 40 vagas.

Médias do oito ao 80

No que diz respeito às médias de entrada, quatro cursos registaram na 2ª fase a nota mínima possível para aceder ao Ensino Superior Público, ou seja, 95,0 valores (numa escala de 0 a 200).

Os cursos de Turismo, no Politécnico de Beja, Línguas para Relações Internacionais no Politécnico de Bragança, Agronomia no Politécnico de Portalegre e Dietética e Nutrição no Politécnico de Bragança são os cursos que registaram a nota mínima de entrada.

Quanto às médias mais altas, a nota de entrada mais alta nesta fase de acesso foi registada pelo curso de Medicina da Universidade do Minho, com 188,7 valores, numa vaga de recolocação, ou seja, uma vaga libertada pela colocação na 2ª fase de estudantes colocados e matriculados na 1ª fase.

No top das notas de entrada mais elevadas estão ainda Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com 188,5 valores, Medicina na Universidade de Coimbra e Engenharia Industrial e Gestão na mesma universidade, estes dois cursos a registarem 185,0 valores como nota de entrada do último colocado.

Na 2ª fase, 14 cursos registaram como última nota de entrada classificações iguais ou superiores a 18 valores.

Por outro lado, 20 cursos registaram como última nota de entrada uma classificação inferior a 10 valores, mas necessariamente igual ou superior a 95,0 valores, a nota mais baixa permitida no Ensino Superior Público, considerada positiva por arredondamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …