70 cursos não tiveram um único candidato na 2ª fase de candidaturas ao Superior

Marcello Casal Jr. / ABr

-

Um total de 626 cursos preencheu todas as vagas levadas a concurso na 2ª fase de acesso ao Ensino Superior Público, mas 70 não tiveram qualquer candidato, revelou o Ministério da Educação e Ciência.

De acordo com os dados disponibilizados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), dos 70 cursos que não tiveram qualquer aluno colocado apenas 25 não são de engenharia, agregando áreas como educação, ambiente e energia, tecnologias da informação, informática, marketing e até uma licenciatura em redes sociais.

Os institutos politécnicos estão em maioria na lista de cursos com todas as vagas por ocupar, mas também se encontram cursos das universidades dos Açores, Aveiro, Beira Interior, Évora, Minho e Trás-os-Montes.

O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição com mais cursos “a zero”, quase todos de engenharia: 12 cursos deste instituto não tiveram qualquer candidato, e a maioria destas ofertas tinha levado a concurso, cada uma, mais de 40 vagas.

Médias do oito ao 80

No que diz respeito às médias de entrada, quatro cursos registaram na 2ª fase a nota mínima possível para aceder ao Ensino Superior Público, ou seja, 95,0 valores (numa escala de 0 a 200).

Os cursos de Turismo, no Politécnico de Beja, Línguas para Relações Internacionais no Politécnico de Bragança, Agronomia no Politécnico de Portalegre e Dietética e Nutrição no Politécnico de Bragança são os cursos que registaram a nota mínima de entrada.

Quanto às médias mais altas, a nota de entrada mais alta nesta fase de acesso foi registada pelo curso de Medicina da Universidade do Minho, com 188,7 valores, numa vaga de recolocação, ou seja, uma vaga libertada pela colocação na 2ª fase de estudantes colocados e matriculados na 1ª fase.

No top das notas de entrada mais elevadas estão ainda Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com 188,5 valores, Medicina na Universidade de Coimbra e Engenharia Industrial e Gestão na mesma universidade, estes dois cursos a registarem 185,0 valores como nota de entrada do último colocado.

Na 2ª fase, 14 cursos registaram como última nota de entrada classificações iguais ou superiores a 18 valores.

Por outro lado, 20 cursos registaram como última nota de entrada uma classificação inferior a 10 valores, mas necessariamente igual ou superior a 95,0 valores, a nota mais baixa permitida no Ensino Superior Público, considerada positiva por arredondamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …