69% dos portugueses não conhecem um único eurodeputado português

Tiago Petinga / Lusa

Segundo uma sondagem recente, quando se pede aos portugueses para dizer o nome de um eurodeputado português, 69% não conseguem fazê-lo.

Os resultados da sondagem Expresso/SIC, feita pelo ISCTE/ICS, não deixa dúvidas: quando se pede aos portugueses para dizer o nome de um eurodeputado português, 69% não conseguem fazê-lo – 54% admitem mesmo que não sabem, 14% dizem um nome incorreto e os restantes 1% recusam responder.

Os jovens portugueses até aos 24 anos são os que menos acertam. Nesta faixa etária, só 47% dos inquiridos é que conseguiu identificar um eurodeputado. Além disso, as maiores dificuldades fizeram-se também sentir junto dos portugueses com menor grau de instrução e aqueles que não se identificam com nenhum partido político. Os que mais acertaram (68% dos inquiridos) foram simpatizantes do PSD.

Dos 31% da população inquirida e que conseguiu apontar o nome de um eurodeputado, o nome mais repetido foi o do cabeça-de-lista social-democrata Paulo Rangel, com 13% a identificá-lo. A eurodeputada socialista Ana Gomes foi apontada por 8% dos inquiridos, o candidato pelo CDS, Nuno Melo, por 4% e a cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda, Marisa Matias por 3% dos inquiridos.

Perante a pergunta “quem vamos eleger nas eleições europeias?”, 34% dos inquiridos assumem não saber, 5% afirmam que se irá escolher “os membros da Comissão Europeia”, 4% acreditam que se irá eleger “os membros do Conselho Europeu” e 1% chegam a afirmar que o objetivo é nomear “os membros do Tribunal de Justiça da União Europeia”.

Só 55% dos inquiridos respondem acertadamente e dizem que nas eleições europeias o objetivo é eleger “os membros do Parlamento Europeu”.

Se as eleições fossem hoje, PS sairia vencedor

Um estudo da Eurosondagem-Associação Mutualista Montepio, publicado esta sexta-feira no Jornal i, revela que 35,5% dos portugueses pretende votar no candidato do PS, Pedro Marques, no próximo domingo.

Paulo Rangel surge em segundo (25,5,%), João Ferreira, da CDU, em terceiro (7,6%) e Nuno Melo, do CDS, em quarto (7%). Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, tem 6,9% das intenções de voto. Paulo Sande, do partido Aliança, e Fernando Guerreiro, do PAN, partilham as mesma percentagens de intenção de voto: 2,5%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista revela por que os mosquitos só picam a algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …