Pesquisa de gás natural na bacia de Rovuma, em Moçambique, vendida a petrolífera dos Emirados Árabes Unidos. Galp abdica de 10% da participação na Área 4 moçambicana.
A Galp chegou a acordo com a petrolífera dos Emirados Árabes Unidos ADNOC para a venda da sua posição no consórcio que pesquisa gás natural na bacia de Rovuma, em Moçambique, por quase 600 milhões de euros.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp anunciou que vai alienar a sua participação de 10% na Área 4 Moçambique, uma operação que deverá estar concluída até ao final do ano, dando seguimento à estratégia “disciplinada” de investimento.
“A área quatro inclui a Colar South FLNG, em operações desde 2022, bem como os prospetivos desenvolvimentos ‘onshore’ Coral North FLNG e Rovuma LNG, que se espera que sejam sancionados durante 2024 e 2025”, pode ler-se em comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e citado pelo Jornal de Negócios esta quarta-feira.
O negócio está avaliado em 650 milhões de dólares (cerca de 599 milhões de euros). A operação deve ficar concluída ainda em 2024.
ZAP // Lusa