50 presos dividem a mesma cela numa cadeia dos Açores

Wilson Dias / ABr

A Ordem dos Advogados quer encerrar a cadeia de Ponta Delgada, nos Açores, considerando que não tem condições humanitárias para acolher detidos. O órgão denuncia que há 50 pessoas a dividirem a mesma cela e “celas onde os presos não conseguem deitar-se”.

Esta denúncia é feita no Diário de Notícias, que salienta que o Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados (OA) “vai avançar com um processo em tribunal” solicitando o “encerramento da prisão”.

O jornal atesta que o claustro do edifício do séc. XIX onde funciona a cadeia “foi adaptado para uma mega cela” que acolherá 50 detidos, confinados, portanto, ao mesmo espaço e tendo apenas disponíveis duas sanitas e dois chuveiros.

A situação gera inevitavelmente conflitos entre presos que cometeram delitos menores, indivíduos responsabilizados por crimes graves e abusadores sexuais.

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assegurou ao Diário de Notícias que no espaço não estão 50 detidos, mas 31, um argumento que não descansa a OA.

“A cadeia de Ponta Delgada é uma situação urgentíssima para resolver, sejam 50 (é a informação que temos) ou 31 como alega a direcção-geral”, salienta o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OA, Eldad Mota, ao jornal.

Este responsável denuncia que a cadeia tem “uma taxa de sobrelotação de 180%”, com “uma ala prisional num claustro com mais de 50 pessoas” e “celas onde os presos não conseguem deitar-se“.

Eldad Mota frisa ainda que a “preocupação” da OA já foi comunicada ao Diretor-geral das prisões e que este “se mostrou profundamente preocupado” e informou que “tinha transmitido a informação à tutela”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Essa gente está na prisão por algum motivo. Prisões são isso mesmo, não tem de ser nem devem ser hotéis para passar férias. E Portugal é um dos países onde as prisões são melhores em todo o mundo. Por isso mesmo é que cada preso custa ao Estado mais de 5000 Euros por mês. Em vez de tanto luxo, melhor seria que parte desse dinheiro fosse gasto em melhores reformas para os idosos com baixas pensões que toda a vida trabalharam honradamente.

  2. Precisamente nos Açores haverá a hipótese de uma boa solução para os presos portugueses, escolher uma ilha apenas e pô-los todos lá minada á volta e apenas com barcos de vigia, na ilha trabalho e comida para todos, quem se recusasse a trabalhar não teria direito a comida.

  3. Coitadinhos dos presos…
    E a AO tão preocupada… deviam era preocupar-se em fazer uma “limpeza” nos advogados “bandidos” e, de certeza que esses são bem mais do que os tais 50 que supostamente estarão nessa cela!

  4. Voces nao diriam isso se fosse o vosso pai preso la eu so tenho 16 anos e meu pai esta la preso… Voces nao felem do que nao sabem deixem os policias tratarem desses assuntos que voces nao tenhem o direito de falar assim…. @ josephheilige

RESPONDER

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …