50 presos dividem a mesma cela numa cadeia dos Açores

Wilson Dias / ABr

A Ordem dos Advogados quer encerrar a cadeia de Ponta Delgada, nos Açores, considerando que não tem condições humanitárias para acolher detidos. O órgão denuncia que há 50 pessoas a dividirem a mesma cela e “celas onde os presos não conseguem deitar-se”.

Esta denúncia é feita no Diário de Notícias, que salienta que o Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados (OA) “vai avançar com um processo em tribunal” solicitando o “encerramento da prisão”.

O jornal atesta que o claustro do edifício do séc. XIX onde funciona a cadeia “foi adaptado para uma mega cela” que acolherá 50 detidos, confinados, portanto, ao mesmo espaço e tendo apenas disponíveis duas sanitas e dois chuveiros.

A situação gera inevitavelmente conflitos entre presos que cometeram delitos menores, indivíduos responsabilizados por crimes graves e abusadores sexuais.

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assegurou ao Diário de Notícias que no espaço não estão 50 detidos, mas 31, um argumento que não descansa a OA.

“A cadeia de Ponta Delgada é uma situação urgentíssima para resolver, sejam 50 (é a informação que temos) ou 31 como alega a direcção-geral”, salienta o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OA, Eldad Mota, ao jornal.

Este responsável denuncia que a cadeia tem “uma taxa de sobrelotação de 180%”, com “uma ala prisional num claustro com mais de 50 pessoas” e “celas onde os presos não conseguem deitar-se“.

Eldad Mota frisa ainda que a “preocupação” da OA já foi comunicada ao Diretor-geral das prisões e que este “se mostrou profundamente preocupado” e informou que “tinha transmitido a informação à tutela”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Essa gente está na prisão por algum motivo. Prisões são isso mesmo, não tem de ser nem devem ser hotéis para passar férias. E Portugal é um dos países onde as prisões são melhores em todo o mundo. Por isso mesmo é que cada preso custa ao Estado mais de 5000 Euros por mês. Em vez de tanto luxo, melhor seria que parte desse dinheiro fosse gasto em melhores reformas para os idosos com baixas pensões que toda a vida trabalharam honradamente.

  2. Precisamente nos Açores haverá a hipótese de uma boa solução para os presos portugueses, escolher uma ilha apenas e pô-los todos lá minada á volta e apenas com barcos de vigia, na ilha trabalho e comida para todos, quem se recusasse a trabalhar não teria direito a comida.

  3. Coitadinhos dos presos…
    E a AO tão preocupada… deviam era preocupar-se em fazer uma “limpeza” nos advogados “bandidos” e, de certeza que esses são bem mais do que os tais 50 que supostamente estarão nessa cela!

  4. Voces nao diriam isso se fosse o vosso pai preso la eu so tenho 16 anos e meu pai esta la preso… Voces nao felem do que nao sabem deixem os policias tratarem desses assuntos que voces nao tenhem o direito de falar assim…. @ josephheilige

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …