50 presos dividem a mesma cela numa cadeia dos Açores

Wilson Dias / ABr

A Ordem dos Advogados quer encerrar a cadeia de Ponta Delgada, nos Açores, considerando que não tem condições humanitárias para acolher detidos. O órgão denuncia que há 50 pessoas a dividirem a mesma cela e “celas onde os presos não conseguem deitar-se”.

Esta denúncia é feita no Diário de Notícias, que salienta que o Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados (OA) “vai avançar com um processo em tribunal” solicitando o “encerramento da prisão”.

O jornal atesta que o claustro do edifício do séc. XIX onde funciona a cadeia “foi adaptado para uma mega cela” que acolherá 50 detidos, confinados, portanto, ao mesmo espaço e tendo apenas disponíveis duas sanitas e dois chuveiros.

A situação gera inevitavelmente conflitos entre presos que cometeram delitos menores, indivíduos responsabilizados por crimes graves e abusadores sexuais.

A Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assegurou ao Diário de Notícias que no espaço não estão 50 detidos, mas 31, um argumento que não descansa a OA.

“A cadeia de Ponta Delgada é uma situação urgentíssima para resolver, sejam 50 (é a informação que temos) ou 31 como alega a direcção-geral”, salienta o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OA, Eldad Mota, ao jornal.

Este responsável denuncia que a cadeia tem “uma taxa de sobrelotação de 180%”, com “uma ala prisional num claustro com mais de 50 pessoas” e “celas onde os presos não conseguem deitar-se“.

Eldad Mota frisa ainda que a “preocupação” da OA já foi comunicada ao Diretor-geral das prisões e que este “se mostrou profundamente preocupado” e informou que “tinha transmitido a informação à tutela”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Essa gente está na prisão por algum motivo. Prisões são isso mesmo, não tem de ser nem devem ser hotéis para passar férias. E Portugal é um dos países onde as prisões são melhores em todo o mundo. Por isso mesmo é que cada preso custa ao Estado mais de 5000 Euros por mês. Em vez de tanto luxo, melhor seria que parte desse dinheiro fosse gasto em melhores reformas para os idosos com baixas pensões que toda a vida trabalharam honradamente.

  2. Precisamente nos Açores haverá a hipótese de uma boa solução para os presos portugueses, escolher uma ilha apenas e pô-los todos lá minada á volta e apenas com barcos de vigia, na ilha trabalho e comida para todos, quem se recusasse a trabalhar não teria direito a comida.

  3. Coitadinhos dos presos…
    E a AO tão preocupada… deviam era preocupar-se em fazer uma “limpeza” nos advogados “bandidos” e, de certeza que esses são bem mais do que os tais 50 que supostamente estarão nessa cela!

  4. Voces nao diriam isso se fosse o vosso pai preso la eu so tenho 16 anos e meu pai esta la preso… Voces nao felem do que nao sabem deixem os policias tratarem desses assuntos que voces nao tenhem o direito de falar assim…. @ josephheilige

RESPONDER

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …