/

5 em 11: FC Porto com forte influência africana

José Coelho / Lusa

Manafá, Mbemba, Sarr, Zaidu e Marega foram titulares nos dois últimos jogos dos campeões nacionais. E ainda há mais opções africanas no plantel.

Para quem gosta de analisar as origens dos jogadores e as influências de certos países num plantel, ao longo dos últimos anos tem sido fácil ver uma grande influência da América do Sul no campeonato português. Não tem sido raro ver, em Portugal, um onze inicial composto quase na sua totalidade (ou mesmo na sua totalidade) por futebolistas sul-americanos, sobretudo provenientes do Brasil.

O Benfica nos primeiros tempos de Jorge Jesus (a outra era de Jesus no Benfica), o Sporting de Braga de Domingos Paciência e, por vezes, o FC Porto foram casos evidentes dessa influência na última década. E, na época atual, basta olhar para o plantel do Portimonense.

No Dragão a influência agora é outra. Se olharmos para as escolhas de Sérgio Conceição nos dois últimos jogos do campeão nacional – o onze inicial foi igual contra Portimonense e Marselha – verificamos que toda a defesa tem toque africano: Wilson Manafá nasceu em Portugal mas é descendente de uma família da Guiné-Bissau; Chancel Mbemba nasceu na República Democrática do Congo; Malang Sarr é natural de França mas os seus pais são do Senegal; e Zaidu Sanusi é nigeriano. Mais à frente jogou Moussa Marega, que nasceu em França mas é internacional pelo Mali (e os seus pais são do Congo).

Fazendo contas, praticamente metade dos jogadores titulares do FC Porto, diante de Portimonense e Marselha, nasceu em África ou os seus pais são africanos. E com bons resultados: dois jogos, duas vitórias e seis golos marcados, um sofrido.

E ainda há mais opções no plantel: Romário Baró nasceu na Guiné-Bissau e defrontou o Marselha; Nanú, que é internacional pela Guiné-Bissau, e Mamadou Loum (Senegal) também estiveram no banco de suplentes nessa partida da Liga dos Campeões. Mouhamed Mbaye, jovem guarda-redes do Senegal, já representou a equipa principal do FC Porto, no fecho da época passada.

Influência africana clara no plantel do FC Porto – e há pouco tempo saíram Danilo, Zé Luís e Aboubakar

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.