5 em 11: FC Porto com forte influência africana

José Coelho / Lusa

Manafá, Mbemba, Sarr, Zaidu e Marega foram titulares nos dois últimos jogos dos campeões nacionais. E ainda há mais opções africanas no plantel.

Para quem gosta de analisar as origens dos jogadores e as influências de certos países num plantel, ao longo dos últimos anos tem sido fácil ver uma grande influência da América do Sul no campeonato português. Não tem sido raro ver, em Portugal, um onze inicial composto quase na sua totalidade (ou mesmo na sua totalidade) por futebolistas sul-americanos, sobretudo provenientes do Brasil.

O Benfica nos primeiros tempos de Jorge Jesus (a outra era de Jesus no Benfica), o Sporting de Braga de Domingos Paciência e, por vezes, o FC Porto foram casos evidentes dessa influência na última década. E, na época atual, basta olhar para o plantel do Portimonense.

No Dragão a influência agora é outra. Se olharmos para as escolhas de Sérgio Conceição nos dois últimos jogos do campeão nacional – o onze inicial foi igual contra Portimonense e Marselha – verificamos que toda a defesa tem toque africano: Wilson Manafá nasceu em Portugal mas é descendente de uma família da Guiné-Bissau; Chancel Mbemba nasceu na República Democrática do Congo; Malang Sarr é natural de França mas os seus pais são do Senegal; e Zaidu Sanusi é nigeriano. Mais à frente jogou Moussa Marega, que nasceu em França mas é internacional pelo Mali (e os seus pais são do Congo).

Fazendo contas, praticamente metade dos jogadores titulares do FC Porto, diante de Portimonense e Marselha, nasceu em África ou os seus pais são africanos. E com bons resultados: dois jogos, duas vitórias e seis golos marcados, um sofrido.

E ainda há mais opções no plantel: Romário Baró nasceu na Guiné-Bissau e defrontou o Marselha; Nanú, que é internacional pela Guiné-Bissau, e Mamadou Loum (Senegal) também estiveram no banco de suplentes nessa partida da Liga dos Campeões. Mouhamed Mbaye, jovem guarda-redes do Senegal, já representou a equipa principal do FC Porto, no fecho da época passada.

Influência africana clara no plantel do FC Porto – e há pouco tempo saíram Danilo, Zé Luís e Aboubakar

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …