45 mil manifestaram-se pela independência da Catalunha em Bruxelas

Lohen11 / wikimedia

Manifestação pela independência da Catalunha

A polícia belga reviu em alta para 45 mil a estimativa do número de pessoas que, esta quinta-feira, estão a manifestar-se em Bruxelas a favor da independência da Catalunha, sob o slogan “Acorda Europa”.

Inicialmente, as autoridades policiais de Bruxelas estimavam entre 10 mil e 20 mil as pessoas que se juntaram à manifestação, organizada por duas associações independentistas catalãs, e que desfilam nas imediações das instituições da União Europeia, com o objetivo de “acordar a Europa”.

Os manifestantes chegaram a Bruxelas pelos mais diversos meios de transporte: além dos voos comerciais, centenas viajaram em voos ‘charter’, foram mobilizados mais de 250 autocarros, alguns dos quais tiveram muitas dificuldades em chegar ao “quarteirão europeu”, já que os acessos ficaram bloqueados, e outros deslocaram-se mesmo em viaturas particulares.

Concentrados no “Parque do Cinquentenário”, vizinho das sedes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, os manifestantes, muitos dos quais “embrulhados” em bandeiras da Catalunha, iniciaram uma marcha, depois finalizada por discursos do ex-presidente do Governo da Catalunha, Carles Puigdemont, e da “número dois” do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha, Marta Rovira.

O ex-presidente catalão defendeu que “a Catalunha é o melhor rosto da Europa” e perguntou ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se já viu tantos milhares nas ruas “em apoio a criminosos”, em alusão aos dirigentes detidos e perseguidos pelas autoridades espanholas.

Puigdemont apelou ainda a Juncker para que “a Europa se dê conta de que ainda pode desempenhar o seu papel” na crise catalã.

Em jeito de campanha, Puigdemont instou os manifestantes a irem às urnas a 21 de dezembro próximo, nas eleições catalãs, “pela liberdade e pela dignidade”.

Os pró-independentistas já contaram com o apoio, no terreno, de vários membros do N-VA, o partido independentista da Flandres (região neerlandesa da Bélgica), que em comunicado escreveu que “Hoje somos todos catalães”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aves exóticas nasceram no Zoo de Lisboa de ovos apreendidos a traficantes

Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos. Os ovos …

Descoberto na Nova Zelândia enorme pinguim que viveu há 60 milhões de anos

Uma nova espécie de pinguim pré-histórico foi descoberta na Nova Zelândia. Os ossos são tão grandes que, inicialmente, o investigador que os encontrou não conseguiu perceber a que animal pertenciam. O pinguim data do final do período …

Chefe da Marinha demitido, mas os argentinos querem é respostas

A crise provocada pelo desaparecimento do ARA San Juan está longe de conhecer um ponto final, e um mês após o último contacto do submarino, o governo argentino anunciou a destituição do responsável máximo da …

Ilha "bebé" do Pacífico pode ajudar cientistas a encontrar vida em Marte

Desde janeiro de 2015, cientistas da NASA têm observado uma das ilhas mais novas da Terra porque acreditam que este lugar, apesar de parecer improvável, poderá ajudá-los a encontrar evidências de vida em Marte. A ilha …

Mais de metade dos norte-americanos diz que o país está pior com Trump

Mais de metade dos norte-americanos consideram que o país está numa situação pior desde que Donald Trump se tornou presidente, indica uma sondagem da Associated Press - NORC Center for Public Affairs Research, divulgada este …

Ilhas Selvagens têm o ecossistema mais intacto do Atlântico

As ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, apresentam o ecossistema "mais intacto" do Atlântico, de acordo com um estudo da 'National Geographic' realizado entre 2015 e 2016, anunciou hoje a Fundação Oceano Azul. "Nos arquipélagos do …

Médicos espanhóis descobrem combinação de antibióticos que evita infeções hospitalares

Médicos do Hospital Clínico de Barcelona descobriram uma nova combinação de antibióticos que permite tratar 60% das pneumonias hospitalares com uma eficácia similar ao antibiótico padrão, mas sem os problemas de multiresistência das bactérias patogénicas. Segundo …

Uber cobrou 12 mil euros por viagem de 20 minutos

Em Toronto, no Canadá, um cliente da Uber pagou mais de 12 mil euros por uma viagem de 20 minutos e só foi reembolsado depois de ter partilhado o caso nas redes sociais. Hisham Salama chamou …

Extrema-direita austríaca chega ao Governo em coligação com conservadores

O Presidente da Áustria deu luz verde, este sábado, à formação do novo Governo entre o Partido Popular Austríaco (ÖVP) e os ultranacionalistas do Partido Liberal (FPÖ) e anunciou que a posse será no princípio …

Casal mais rico do Canadá encontrado morto em casa

Um milionário canadiano e a sua mulher foram encontrados mortos em casa, em Toronto, em circunstâncias consideradas "suspeitas" pela polícia. Os corpos de Barry Sherman e da sua mulher Honey foram encontrados na cave da casa …