42% das pessoas em enfermaria no Hospital de São João têm vacinação completa

Giuseppe Lami / EPA

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas 2% nos internamentos e 5% das pessoas em cuidados intensivos, na semana de 28 de junho a 4 de julho, estavam totalmente vacinadas contra a covid-19.

No entanto, de acordo com o Observador, que cita dados de fonte oficial do centro hospitalar, este número é bem superior no CHSJ.

Aquele centro hospitalar garante que 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos no CHSJ, no último mês (dados até 26 de julho), já tinham a vacinação completa.

Os dados do CSHJ indicam ainda que, no mesmo período, 17% das pessoas em enfermaria e 25% pessoas nos cuidados intensivos tinham tomado uma dose da vacina contra a covid-19, escreve o jornal.

Os dados enviados pela DGS mostram que o número de internamentos por covid-19 aumentou depois da entrada da variante Delta no país, mas, à semelhança do que acontecia com a variante Alpha, a maioria dos internados não estavam vacinados.

Como acontecia antes da vacinação, o risco de internamento e morte aumenta com a idade, mas a DGS destaca que “pessoas com esquema vacinal completo têm um risco de hospitalização aproximadamente três a nove vezes inferior a pessoas não vacinadas” e “um risco de morte cerca de três a seis vezes inferior aos casos não vacinados”.

!Estes resultados demonstram a proteção da vacinação completa contra a Covid-19 para a doença grave e morte, e são complementados pelos dados de efetividade do INSA [Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge] que demonstram a proteção da vacinação contra a infeção por SARS-CoV-2″, refere a nota enviada ao Observador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.