Desde o início da pandemia, 361 confinados foram apanhados fora de casa

Luís Forra / Lusa

Os números da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) mostram que, desde o início da pandemia, já foram detidas 361 pessoas por terem furado o confinamento obrigatório.

De acordo com o Jornal de Notícias, em 17 meses de pandemia, a GNR e a PSP já detiveram 361 pessoas que deviam estar confinadas, ou por terem testado positivo à covid-19 ou por terem estado em contacto com alguém infetado.

Tal como recorda o matutino, a medida foi instaurada a 22 de março do ano passado, no início da pandemia, aquando da implementação do primeiro estado de emergência. Nessa altura, os infratores incorriam numa pena de até um ano de prisão ou de até 120 dias de multa.

Duas semanas depois, a punição máxima foi agravada, passando para até um ano e quatro meses de prisão ou de até 160 dias de multa, moldura penal que se continua a aplicar até agora.

Segundo o JN, uma parte das detenções aconteceu na sequência de denúncias de terceiros às autoridades e os números mostram que se cumpre menos nas cidades.

“De acrescentar que as detenções efetuadas decorrem do patrulhamento diário efetuado pelos militares da Guarda e de denúncias de terceiros”, disse a GNR ao jornal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.