Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque.

34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado a cabo pelo Irão, no dia 8 de janeiro, numa base norte-americana no Iraque, confirmou o porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, citado pelo The Guardian.

Inicialmente, o Presidente Donald Trump disse que nenhum militar tinha ficado ferido no ataque à base militar de Ain al-Assad. Mais tarde, o comando central das forças armadas dos EUA contrariou o chefe de Estado, tendo admitido que 11 soldados ficaram feridos.

Esta semana, Trump foi outra vez questionado sobre as lesões destes soldados. “Ouvi dizer que tinham dores de cabeça. E algumas outras coisas. Mas posso dizer que não é muito grave”, afirmou no Fórum Económico Mundial de Davos, que decorreu na Suíça.

Segundo o jornal britânico, Hoffman adiantou que dos 34 soldados, 17 voltaram ao serviço e os restantes 17 estavam a ser tratados num hospital militar dos EUA em Landstuhl, na Alemanha.

Desse grupo, oito estavam num estado considerado suficientemente grave para serem transportados de volta para os EUA. O porta-voz acrescenta que se os sintomas dos nove que se mantêm na Alemanha piorarem, também estes poderão ser enviados para solo norte-americano.

“Igualar lesões cerebrais traumáticas a dores de cabeça é um insulto e um desrespeito para com os milhares de militares que sofrem com o conflito Iraque/Afeganistão”, afirmou Michael Kaplen, diretor da New York State Traumatic Brain Injury Services Coordinating Council.

Durante a madrugada de 8 de janeiro, Teerão lançou mísseis contra as bases de Ain al-Assad e Erbil, no Iraque, onde estão estacionados alguns dos 5200 soldados norte-americanos, em retaliação pela eliminação do general iraniano Qassem Soleimani.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …