30 reféns sequestrados num café em Sidney com uma bandeira islâmica à janela

Channel 7 Australia

-

Diversas pessoas foram feitas esta manhã reféns no interior de um café no centro da cidade australiana de Sidney e uma bandeira islâmica foi colocada numa das janelas, referiram diversos media locais e testemunhas.

Martin Place, no centro do distrito financeiro, foi evacuada, com dezenas de agentes a cercarem o Lindt Chocolate Cafe, onde uma bandeira – preta com inscrições árabes a branco – foi exibida através da janela pelos supostos reféns, segundo imagens das televisões.

A mensagem em causa diz: “Não existe outro Deus senão Alá; Maomé é o seu profeta”, e corresponde à Shahada, a profissão de fé dos muçulmanos.

Jornalistas no local referiram que “menos de 30 pessoas” estão no interior do café, apesar de a polícia não ter confirmado no imediato o número de reféns.

A polícia encerrou parte do centro de Sidney junto ao centro financeiro, enquanto dezenas de polícias cercavam o Lindt Chocolat Cafe, com as imagens das televisões a mostrarem a bandeira negra com inscrições em árabe presa uma janela.

A polícia australiana informou que um só homem armado mantém um número indeterminado de reféns no interior do café, indicando ser cedo para falar de uma operação terrorista.

Cinco reféns já abandonaram o café

Até agora, cinco pessoas já saíram do café em Sidney. Os primeiros três reféns aparentemente deixaram as instalações por uma porta lateral que estava a ser vigiada por um contingente policial fortemente armado, quase seis horas depois do início do impasse.

Imagens transmitidas pelas televisões mostraram, quase uma hora depois de três homens terem deixado o café, duas mulheres a saírem a correr do local.

No entanto, desconhece-se se os cinco reféns em causa escaparam ou se foram libertados.

O mesmo responsável informou que nenhum contacto foi estabelecido com o sequestrador.

azelin / Twitter

A bandeira colocada à janela do café Lindt, onde se pode ler “Não existe outro Deus senão Alá; Maomé é o seu profeta”

Terrorismo

A bandeira colocada à janela do café é parecida mas não totalmente igual à que é usada pelo grupo Estado Islâmico, que atua em regiões do Iraque e da Síria, de acordo com o correspondente de segurança da BBC Frank Gardner.

A Austrália participa da coligação liderada pelos Estados Unidos contra militantes do Estado Islâmico no Iraque, país que elevou o seu nível de ameaça terrorista em setembro.

As autoridades dizem haver indícios “consistentes com um evento terrorista”.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, considerou “profundamente chocante” que pessoas estejam “sendo mantidas reféns por um homem armado sob motivações políticas”.

“A Austrália é uma sociedade pacífica, aberta e generosa – nada deve mudar isso, e é por isso que eu gostaria de pedir que todos os australianos sigam as suas vidas normalmente”, disse ele na capital, Camberra.

Nas redes sociais, já foi criada a corrente #illridewithyou (“eu acompanho-te”), que incentiva as pessoas a defenderem os muçulmanos de tentativas de agressão em locais públicos por serem associados à causa do sequestrador.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …