30 reféns sequestrados num café em Sidney com uma bandeira islâmica à janela

Channel 7 Australia

-

Diversas pessoas foram feitas esta manhã reféns no interior de um café no centro da cidade australiana de Sidney e uma bandeira islâmica foi colocada numa das janelas, referiram diversos media locais e testemunhas.

Martin Place, no centro do distrito financeiro, foi evacuada, com dezenas de agentes a cercarem o Lindt Chocolate Cafe, onde uma bandeira – preta com inscrições árabes a branco – foi exibida através da janela pelos supostos reféns, segundo imagens das televisões.

A mensagem em causa diz: “Não existe outro Deus senão Alá; Maomé é o seu profeta”, e corresponde à Shahada, a profissão de fé dos muçulmanos.

Jornalistas no local referiram que “menos de 30 pessoas” estão no interior do café, apesar de a polícia não ter confirmado no imediato o número de reféns.

A polícia encerrou parte do centro de Sidney junto ao centro financeiro, enquanto dezenas de polícias cercavam o Lindt Chocolat Cafe, com as imagens das televisões a mostrarem a bandeira negra com inscrições em árabe presa uma janela.

A polícia australiana informou que um só homem armado mantém um número indeterminado de reféns no interior do café, indicando ser cedo para falar de uma operação terrorista.

Cinco reféns já abandonaram o café

Até agora, cinco pessoas já saíram do café em Sidney. Os primeiros três reféns aparentemente deixaram as instalações por uma porta lateral que estava a ser vigiada por um contingente policial fortemente armado, quase seis horas depois do início do impasse.

Imagens transmitidas pelas televisões mostraram, quase uma hora depois de três homens terem deixado o café, duas mulheres a saírem a correr do local.

No entanto, desconhece-se se os cinco reféns em causa escaparam ou se foram libertados.

O mesmo responsável informou que nenhum contacto foi estabelecido com o sequestrador.

azelin / Twitter

A bandeira colocada à janela do café Lindt, onde se pode ler “Não existe outro Deus senão Alá; Maomé é o seu profeta”

Terrorismo

A bandeira colocada à janela do café é parecida mas não totalmente igual à que é usada pelo grupo Estado Islâmico, que atua em regiões do Iraque e da Síria, de acordo com o correspondente de segurança da BBC Frank Gardner.

A Austrália participa da coligação liderada pelos Estados Unidos contra militantes do Estado Islâmico no Iraque, país que elevou o seu nível de ameaça terrorista em setembro.

As autoridades dizem haver indícios “consistentes com um evento terrorista”.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, considerou “profundamente chocante” que pessoas estejam “sendo mantidas reféns por um homem armado sob motivações políticas”.

“A Austrália é uma sociedade pacífica, aberta e generosa – nada deve mudar isso, e é por isso que eu gostaria de pedir que todos os australianos sigam as suas vidas normalmente”, disse ele na capital, Camberra.

Nas redes sociais, já foi criada a corrente #illridewithyou (“eu acompanho-te”), que incentiva as pessoas a defenderem os muçulmanos de tentativas de agressão em locais públicos por serem associados à causa do sequestrador.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …