30 novos radares vão controlar velocidade nas cidades

SXC

foto: sxc

foto: sxc

Trinta novos radares vão ser instalados em centros urbanos para controlar a velocidade a que circulam os veículos e evitar atropelamentos, a maior causa de sinistralidade nos centros urbanos, anunciou hoje o ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.

A compra dos 30 radares implica uma despesa de aproximadamente quatro milhões de euros, que foi hoje aprovada pelo conselho de ministros.

No final da reunião dos ministros, Marques Guedes explicou que os novos radares vão ser instalados “fundamentalmente” em centros urbanos e lembrou que o Plano Nacional de Segurança Rodoviária indicou que os atropelamentos em áreas urbanas — cerca de 14 por dia — são os maiores responsáveis pelos acidentes urbanos.

O comunicado do conselho de ministros especifica que esta despesa é “necessária” para a concretização do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), para os anos de 2014 a 2017.

“O SINCRO contribuirá para a promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos, através de fiscalização, devidamente sinalizada, continua e automática da velocidade de cada veículo nos locais de controlo”, lê-se no comunicado.

“Os 30 radares vão ser localizados em 50 pontos negros, dentro das localidades”, disse o secretário de Estado da Administração Interna, Filipe lobo D’ávila, adiantando que os radares vão ser perceptíveis para todos os condutores.

Este sistema é autónomo e diferente dos sistemas das Estradas de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.

“Não ficarão apenas em Lisboa“, acrescentou, adiantando que os locais em concreto estão ainda a ser apurados, mas que os novos 50 locais vão ser do conhecimento de todos os condutores.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho bem que controlem a velocidade dos veículos com os radares mas, se formos a ver, mais de 50% dos atropelamentos acontecem por que cidadãos não sabem andar na rua e muito menos atravessá-la. ”Alguém” lhes disse que devem atravessar na passadeira e mais nada. Esqueceram de lhes dizer que antes de entrarem na passadeira têm que parar e ver se vem algum carro, devem atravessar com ligeireza e não a passear, a enviar mensagens no tlm ou a ler, etc. conclusão; entram na passadeira de qualquer maneira e, a partir daí, a responsabilidade pelo que acontecer passa a ser dos veículos motorizados que circulam nas vias. E, normalmente quando acontece um acidente, é muito difícil o condutor provar que não teve culpa

  2. Acho muito bem!
    Há indivíduos que não conduzem um carro…aparecem a voar pelo nosso lado esquerdo, se não for mesmo do direito!
    Que lhe cortem o pio rapidamente…assim o desejo

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …