3 de abril. DGS aponta data para o alívio de todas as restrições

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) aponta o dia 3 de abril como a data em que o país pode levantar todas as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19.

Portugal pode atingir as 20 mortes por milhão de habitantes causadas pela covid-19 no dia 3 de abril.

O número é o referencial usado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e foi indicado na última reunião no Infarmed como o ponto em que o país poderia deixar cair todas as restrições de combate à pandemia.

De acordo com a CNN Portugal, a projeção foi avançada por Pedro Pinto Leite, da DGS, e confirmada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

É uma projeção, que pode sempre mudar“, salvaguardou, porém, a responsável de saúde pública, à margem das Jornadas de Atualização em Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Graça Freitas manifestou ainda a vontade de que se possam abandonar as máscaras nas escolas ainda este ano letivo, garantindo que essa medida avançará ao mesmo tempo em todos os locais, como transportes públicos, por exemplo.

A DGS atualizou, nesta quarta-feira, as normas relativas ao rastreio de contactos e à política de testagem. Os contactos de alto risco deixam de ter de fazer isolamento, sendo esta uma medida só aplicada a quem testa positivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.