Autoagendamento da 3.ª dose para maiores de 45 anos arranca na próxima semana

António Cotrim / Lusa

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a ser vacinado contra a covid-19

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou este domingo que o autoagendamento para o reforço da vacinação de pessoas com 45 anos ou mais irá abrir na próxima semana.

Este domingo, à margem de uma visita ao centro de vacinação nas Caldas da Rainha, António Lacerda Sales anunciou que o o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para as pessoas com mais de 45 anos arranca na próxima semana.

“Gostaria de anunciar o autoagendamento para 45 ou mais anos no decurso desta semana”, começou por dizer aos jornalistas, citado pelo Expresso.

“Estamos em casa aberta para os mais de 60 anos, estamos em casa aberta para os mais de 40 anos com a [vacina da] janssen, estamos em casa aberta para os mais de 30 anos para a janssen. Vamos ficar na próxima semana em autoagendamento para os 45 anos ou mais, não esquecendo o pessoal docente e não docente com senhas digitais”, referiu.

Em Portugal já foram administradas 3,3 milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19, estando já cerca de 77% da população com mais de 60 anos com a terceira dose administrada.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse ainda que, até ao final do dia de sábado, 250 mil crianças entre os cinco e os 11 anos tinham sido vacinadas, o que representa mais de 40% dos menores que o poderiam fazer.

Para este domingo, há cerca de 30 mil autoagendamentos para a vacinação de crianças. Desta forma, salienta o Público, o governante espera fechar os quatro dias dedicados a esta faixa etária com uma taxa de vacinação “muito perto dos 45%” das crianças que o poderiam fazer.

As crianças que não foram ainda vacinadas com a primeira dose poderão fazê-lo entre 5 de fevereiro e 13 de março, altura em que serão também administradas as segundas doses às crianças já vacinadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.