Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

O método de visualização criado por estes cientistas permite percecionar o mundo tal como o veem diferentes espécies de animais, tanto aquáticas como terrestres.

A tecnologia, chamada pelos seus criadores, Quantitative Color Pattern Analysis (QCPA), muda a cor de uma fotografia de acordo com a forma como diferentes espécies a perceberiam.

Em comunicado, Cedric van den Berg, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queensland, disse que, até agora, era difícil entender a forma como os animais viam o mundo. “A maioria dos animais tem sistemas visuais completamente diferentes dos humanos, portanto, para muitas espécies, não é claro como percecionam informações visuais complexas ou padrões de cores na natureza, ou como isso direciona o seu comportamento”, disse.

A nova tecnologia, de acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Methods in Ecology and Evolution, “é uma coleção de software e hardware que combina técnicas inovadoras de processamento de imagem com visualização digital e ferramentas analíticas. Juntos, esses instrumentos melhoram muito a nossa capacidade de analisar informações visuais complexas através dos olhos de animais“, explicou van den Berg.

Jolyon Troscianko, co-líder do estudo da Universidade de Exeter, disse que os padrões de cores têm sido fundamentais para entender muitos problemas evolutivos fundamentais, como a forma como os animais se assinalam entre si ou se escondam de predadores.

“Sabemos há muitos anos que entender a visão e a sinalização dos animais depende da combinação de informações de cores e padrões, mas as técnicas disponíveis eram quase impossíveis de serem implementadas sem alguns avanços importantes que desenvolvemos para esta estrutura”, disse.

Ainda que alcance a sua máxima eficiência quando se aplica a sistemas de câmaras especiais, o QCPA pode também analisar imagens captadas por câmaras comuns, como as dos smartphones. Além da sua capacidade de lazer, também pode ser uma ferramenta útil para os cientistas, segundo Karen Cheney, que também colaborou no projeto.

“A flexibilidade da ferramenta permite que os investigadores estudem os padrões de cores e o ambiente natural de uma ampla variedade de organismos, como insetos, pássaros, peixes e plantas com flores. Estamos a ajudar as pessoas a cruzar as fronteiras entre perceção visual humana e animal”, concluiu.

Foram necessários quatro anos para desenvolver e testar a tecnologia, incluindo o desenvolvimento de uma plataforma interativa online orientada para investigadores, professores e alunos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …