26590 valeu o El Gordo. Maior lotaria do mundo distribuiu 2.380 milhões de euros em Espanha

Javier Lizon / EPA

Todos os anos, pela altura do Natal, Espanha pára para assistir ao sorteio da maior lotaria do mundo: o El Gordo. Este ano, foi o 26590 o número que levou o maior prémio.

A tradição que se cumpre todos os anos desde 1812 fez com que a sorte batesse à porta de milhares de espanhóis, muitos que vivem em Salamanca, Alicante ou Madrid. Os prémios são de todos os tamanhos e calham a milhares de espanhóis e até alguns portugueses que apostaram na lotaria vizinha.

El Gordo de Navidad é uma das maiores e mais valiosas lotarias do mundo com prémios no valor de dois mil milhões de euros. Em média, de acordo com o Jornal Económico, os espanhóis gastam 67,56 euros na compra de números. Castela e Leão é a comunidade espanhola em que mais se gasta em média, com o valor a ascender aos 104,02 euros por apostador.

No total, 70% do valor que os espanhóis gastam a comprar a lotaria será distribuído em prémios, ficando os restantes 30% para o Estado e para as agências que vendem a lotaria. Cada décimo custa 20 euros e pode valer 400 mil euros. Se tiver comprado todo um bilhete – dez décimos, gastando 200 euros – ganha quatro milhões de euros. No total, há 1700 décimos de cada um dos cem mil números (do 00 000 ao 99 999) que entram na tômbola, razão pela qual o prémio total do El Gordo é de 680 milhões de euros.

O processo do sorteio consiste em selecionar uma bola de cada máquina, em simultâneo, e continua até o “bombo” de prémios estar vazio. São as crianças da Escola San Ildefonso em Madrid que selecionam as bolas e que cantam os resultados.

Os sorteios são considerados um evento nacional. Os sorteios de El Gordo de Navidad duram horas devido ao grande número de prémios e ao formato.

De acordo com o jornal Público, este ano demorou apenas oito minutos para o número da sorte deste ano ser conhecido: 26590. O segundo prémio foi, de acordo com o Diário de Notícias, para o número 10989 e o terceiro para o 00750. Houve ainda quartos e quintos prémios.

Um dos premiados do sorteio deste ano foi um funcionário do canal de televisão “La Sexta”, que soube que era o vencedor enquanto introduzia no site do canal os números premiados:

Natalia Escudero, repórter de La Mañana da TVE, também foi uma das sortudas. “Amanhã não vou trabalhar, Natalia amanhã não trabalha!“, disse, em direto, numa explosão de alegria após o sorteio.

A jornalista foi uma das protagonistas do dia da Lotaria do Natal espanhola, quando estava a relatar o sorteio a partir de San Vicente del Raspeig, em Alicante, e se apercebeu que tinha sido uma das premiadas. Mais tarde, Natalia Escudero esclareceu que o seu bilhete premiado não é o do prémio “gordo” mas sim de um outro, no valor de 5 mil euros.

https://twitter.com/tve_tve/status/1208729859679145984

Para os menos sortudos na extração do El Gordo, há ainda outro popular sorteio conhecido como “El Niño” que celebra o Dia de Reis, cujo primeiro prémio é metade do valor do sorteio do El Gordo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …

Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

A defesa do antigo banqueiro pediu a suspensão do processo no qual o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) é arguido, fundamentando-o com um atestado médico a comprovar o diagnóstico de doença de Alzheimer. De acordo …

Marcelo sobre combustíveis: "Vamos esperar que isto não seja para durar mais de seis meses"

O Presidente da República disse, esta segunda-feira, que o aumento do preço dos combustíveis é "preocupante" e que o Governo aguarda luz verde de Bruxelas para tomar medidas sociais para as famílias e as empresas. "No …

Frente Comum confirma greve na Função Pública a 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou, esta segunda-feira, a realização de uma greve nacional a 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 …