26590 valeu o El Gordo. Maior lotaria do mundo distribuiu 2.380 milhões de euros em Espanha

Javier Lizon / EPA

Todos os anos, pela altura do Natal, Espanha pára para assistir ao sorteio da maior lotaria do mundo: o El Gordo. Este ano, foi o 26590 o número que levou o maior prémio.

A tradição que se cumpre todos os anos desde 1812 fez com que a sorte batesse à porta de milhares de espanhóis, muitos que vivem em Salamanca, Alicante ou Madrid. Os prémios são de todos os tamanhos e calham a milhares de espanhóis e até alguns portugueses que apostaram na lotaria vizinha.

El Gordo de Navidad é uma das maiores e mais valiosas lotarias do mundo com prémios no valor de dois mil milhões de euros. Em média, de acordo com o Jornal Económico, os espanhóis gastam 67,56 euros na compra de números. Castela e Leão é a comunidade espanhola em que mais se gasta em média, com o valor a ascender aos 104,02 euros por apostador.

No total, 70% do valor que os espanhóis gastam a comprar a lotaria será distribuído em prémios, ficando os restantes 30% para o Estado e para as agências que vendem a lotaria. Cada décimo custa 20 euros e pode valer 400 mil euros. Se tiver comprado todo um bilhete – dez décimos, gastando 200 euros – ganha quatro milhões de euros. No total, há 1700 décimos de cada um dos cem mil números (do 00 000 ao 99 999) que entram na tômbola, razão pela qual o prémio total do El Gordo é de 680 milhões de euros.

O processo do sorteio consiste em selecionar uma bola de cada máquina, em simultâneo, e continua até o “bombo” de prémios estar vazio. São as crianças da Escola San Ildefonso em Madrid que selecionam as bolas e que cantam os resultados.

Os sorteios são considerados um evento nacional. Os sorteios de El Gordo de Navidad duram horas devido ao grande número de prémios e ao formato.

De acordo com o jornal Público, este ano demorou apenas oito minutos para o número da sorte deste ano ser conhecido: 26590. O segundo prémio foi, de acordo com o Diário de Notícias, para o número 10989 e o terceiro para o 00750. Houve ainda quartos e quintos prémios.

Um dos premiados do sorteio deste ano foi um funcionário do canal de televisão “La Sexta”, que soube que era o vencedor enquanto introduzia no site do canal os números premiados:

Natalia Escudero, repórter de La Mañana da TVE, também foi uma das sortudas. “Amanhã não vou trabalhar, Natalia amanhã não trabalha!“, disse, em direto, numa explosão de alegria após o sorteio.

A jornalista foi uma das protagonistas do dia da Lotaria do Natal espanhola, quando estava a relatar o sorteio a partir de San Vicente del Raspeig, em Alicante, e se apercebeu que tinha sido uma das premiadas. Mais tarde, Natalia Escudero esclareceu que o seu bilhete premiado não é o do prémio “gordo” mas sim de um outro, no valor de 5 mil euros.

https://twitter.com/tve_tve/status/1208729859679145984

Para os menos sortudos na extração do El Gordo, há ainda outro popular sorteio conhecido como “El Niño” que celebra o Dia de Reis, cujo primeiro prémio é metade do valor do sorteio do El Gordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …