26 mulheres holandesas podem ter sido fertilizadas com esperma trocado

Um centro de tratamento de infertilidade na Holanda abriu esta quarta-feira uma investigação médica perante a possibilidade de pelo menos 26 mulheres terem sido inseminadas com uma amostra de esperma errada durante o processo de fertilização in vitro.

Num comunicado divulgado, o centro do hospital universitário de Utrecht (centro) reconheceu a existência de falhas, precisando que os eventuais erros terão ocorrido entre meados de abril de 2015 e novembro do corrente ano.

Segundo a unidade médica, trata-se de “um erro de procedimento” no laboratório das fecundações in vitro.

“Devido a esse erro, a fecundação dos óvulos de 26 mulheres poderá terá sido realizada com os espermatozoides de um outro homem que não o pai previsto”, explicou o hospital, na mesma nota informativa.

A instituição hospitalar advertiu, no entanto, que “a possibilidade de tal ter ocorrido é pequena, mas que não pode ser descartada”.

Como tal, o hospital decidiu abrir uma investigação no interesse de todos os visados.

Em relação aos casais visados neste processo específico, metade já teve os filhos ou está em processo de gestação.

Também existem 13 embriões congelados, o que corresponde à outra metade dos casais afetados pelo eventual erro.

A instituição hospitalar já assegurou que todos os casais foram informados da situação e prometeu “minimizar” as consequências deste possível erro para todos os casais afetados, bem como clarificar a situação o mais rápido possível.

Os casais que já tiveram os respetivos filhos podem submeter-se a um teste de ADN para provar que não foram vítimas desta situação, classificada pelo hospital como um “erro humano”.

Aos casais que ainda estão em tratamento, o hospital irá dar-lhes a opção de iniciar todo o processo desde o início.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez alguma distração frente aos écrans de televisão por parte dos médicos e enfermeiros a ver algum desafio de futebol ou coisa parecida.

    • Não me parece correto especular dessa forma. Não estou a defender ninguém, mas erros todos cometem em todas as áreas, mas muitas vezes o erro começa em não se prevenir contra o erro humano. Nesta e noutras situações sensíveis como esta, é necessário criar processos e procedimentos que reduzam o risco a 0.

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …