26 mulheres holandesas podem ter sido fertilizadas com esperma trocado

Um centro de tratamento de infertilidade na Holanda abriu esta quarta-feira uma investigação médica perante a possibilidade de pelo menos 26 mulheres terem sido inseminadas com uma amostra de esperma errada durante o processo de fertilização in vitro.

Num comunicado divulgado, o centro do hospital universitário de Utrecht (centro) reconheceu a existência de falhas, precisando que os eventuais erros terão ocorrido entre meados de abril de 2015 e novembro do corrente ano.

Segundo a unidade médica, trata-se de “um erro de procedimento” no laboratório das fecundações in vitro.

“Devido a esse erro, a fecundação dos óvulos de 26 mulheres poderá terá sido realizada com os espermatozoides de um outro homem que não o pai previsto”, explicou o hospital, na mesma nota informativa.

A instituição hospitalar advertiu, no entanto, que “a possibilidade de tal ter ocorrido é pequena, mas que não pode ser descartada”.

Como tal, o hospital decidiu abrir uma investigação no interesse de todos os visados.

Em relação aos casais visados neste processo específico, metade já teve os filhos ou está em processo de gestação.

Também existem 13 embriões congelados, o que corresponde à outra metade dos casais afetados pelo eventual erro.

A instituição hospitalar já assegurou que todos os casais foram informados da situação e prometeu “minimizar” as consequências deste possível erro para todos os casais afetados, bem como clarificar a situação o mais rápido possível.

Os casais que já tiveram os respetivos filhos podem submeter-se a um teste de ADN para provar que não foram vítimas desta situação, classificada pelo hospital como um “erro humano”.

Aos casais que ainda estão em tratamento, o hospital irá dar-lhes a opção de iniciar todo o processo desde o início.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez alguma distração frente aos écrans de televisão por parte dos médicos e enfermeiros a ver algum desafio de futebol ou coisa parecida.

    • Não me parece correto especular dessa forma. Não estou a defender ninguém, mas erros todos cometem em todas as áreas, mas muitas vezes o erro começa em não se prevenir contra o erro humano. Nesta e noutras situações sensíveis como esta, é necessário criar processos e procedimentos que reduzam o risco a 0.

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …