26 mulheres holandesas podem ter sido fertilizadas com esperma trocado

Um centro de tratamento de infertilidade na Holanda abriu esta quarta-feira uma investigação médica perante a possibilidade de pelo menos 26 mulheres terem sido inseminadas com uma amostra de esperma errada durante o processo de fertilização in vitro.

Num comunicado divulgado, o centro do hospital universitário de Utrecht (centro) reconheceu a existência de falhas, precisando que os eventuais erros terão ocorrido entre meados de abril de 2015 e novembro do corrente ano.

Segundo a unidade médica, trata-se de “um erro de procedimento” no laboratório das fecundações in vitro.

“Devido a esse erro, a fecundação dos óvulos de 26 mulheres poderá terá sido realizada com os espermatozoides de um outro homem que não o pai previsto”, explicou o hospital, na mesma nota informativa.

A instituição hospitalar advertiu, no entanto, que “a possibilidade de tal ter ocorrido é pequena, mas que não pode ser descartada”.

Como tal, o hospital decidiu abrir uma investigação no interesse de todos os visados.

Em relação aos casais visados neste processo específico, metade já teve os filhos ou está em processo de gestação.

Também existem 13 embriões congelados, o que corresponde à outra metade dos casais afetados pelo eventual erro.

A instituição hospitalar já assegurou que todos os casais foram informados da situação e prometeu “minimizar” as consequências deste possível erro para todos os casais afetados, bem como clarificar a situação o mais rápido possível.

Os casais que já tiveram os respetivos filhos podem submeter-se a um teste de ADN para provar que não foram vítimas desta situação, classificada pelo hospital como um “erro humano”.

Aos casais que ainda estão em tratamento, o hospital irá dar-lhes a opção de iniciar todo o processo desde o início.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez alguma distração frente aos écrans de televisão por parte dos médicos e enfermeiros a ver algum desafio de futebol ou coisa parecida.

    • Não me parece correto especular dessa forma. Não estou a defender ninguém, mas erros todos cometem em todas as áreas, mas muitas vezes o erro começa em não se prevenir contra o erro humano. Nesta e noutras situações sensíveis como esta, é necessário criar processos e procedimentos que reduzam o risco a 0.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …