Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

José Sena Goulão / Lusa

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Atualmente, esta é a região que mais preocupa, mas o aumento crescente de novos casos tem-se registado um pouco por todo o país.

De acordo com dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgados ao Público, na última semana as unidades de saúde pública tinham, a nível nacional, o equivalente a 198 profissionais a tempo inteiro a realizar inquéritos epidemiológicos.

Numa semana, tendo em conta os dados do boletim da DGS divulgado na última sexta, os concelhos acima do limite dos 120 novos casos por 100 mil habitantes quase duplicaram.

No entanto, é a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), que poderá ultrapassar os 240 casos por 100 mil habitantes em menos de 15 dias, onde mais tem soado o alerta, sendo que não será indiferente a contribuição da variante Delta para este cenário.

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) revelou este domingo que a sua prevalência é já superior a 60% nesta região.

Perante o aumento de casos, os especialistas defendem o acelerar da vacinação e o aumento da testagem.

Neste sentido, as Forças Armadas têm apoiado o SNS na realização de contactos prévios e inquéritos epidemiológicos, desde novembro do ano passado, e no agendamento de vacinas desde março.

Estão atualmente envolvidos nestas duas atividades “444 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, divididos por 27 equipas”, disse ao Público o Ministério da Defesa.

Contudo, mais podem rapidamente entrar em acção. “As Forças Armadas têm disponíveis mais 252 militares distribuídos por 14 equipas, que podem ser ativadas imediatamente, em caso de necessidade. Destas, sete equipas com 150 militares, estão em stand by para apoiar a ARSLVT.”

A DGS adiantou que na passada quarta-feira as unidades de saúde pública tinham o equivalente a 198 profissionais a tempo inteiro a realizar inquéritos epidemiológicos, dos quais 121 são elementos da saúde pública.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …