Companhia ferroviária holandesa vai indemnizar vítimas do Holocausto

A companhia ferroviária holandesa NS aceitou pagar uma indemnização aos sobreviventes e familiares das vítimas do Holocausto por ter transportado judeus para um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

A decisão foi tomada pela NS para evitar uma batalha legal e seguiu-se a uma campanha liderada por Salo Muller, atualmente com 82 anos, cujos pais foram assassinados em Auschwitz.

“É uma boa notícia. Estávamos decididos a avançar para a Justiça, porque as primeiras reações da NS foram negativas, mas por fim a empresa entendeu que o caso se podia resolver de outra maneira. Não se trata de não esquecer o que aconteceu, isto é sobre as pessoas que ainda estão vivas e querem ver reconhecidos os seus direitos”, afirmou Liesbeth Zegveld, advogada que representa Salo Muller e outros sobreviventes judeus.

A companhia ganhou milhões pela colaboração com os nazis, assumindo o transporte para Westerbork, um campo situado na província holandesa de Drente e por onde passaram milhares de ciganos e judeus durante os anos de 1940.

Calcula-se que cerca de 107 mil judeus tenham sido para aí levados, sendo posteriormente deportados para Auschwitz e Sobibor. Apenas cinco mil sobreviveram.

Em 2005, a NS pediu desculpa pelo papel que assumiu durante a 2ª Guerra e contribuiu para a renovação do museu em Westerbork. Mas até agora nunca se tinha mostrado disponível para compensar individualmente as vítimas. Os valores das indemnizações e quem tem direito a recebê-las está ainda por decidir.

A decisão agora anunciada segue-se ao caso que envolveu, há alguns anos, a empresa ferroviária francesa SNCF, que foi condenada a pagar uma indemnização pelo seu papel na deportação de 76 mil judeus franceses.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …