Companhia ferroviária holandesa vai indemnizar vítimas do Holocausto

A companhia ferroviária holandesa NS aceitou pagar uma indemnização aos sobreviventes e familiares das vítimas do Holocausto por ter transportado judeus para um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

A decisão foi tomada pela NS para evitar uma batalha legal e seguiu-se a uma campanha liderada por Salo Muller, atualmente com 82 anos, cujos pais foram assassinados em Auschwitz.

“É uma boa notícia. Estávamos decididos a avançar para a Justiça, porque as primeiras reações da NS foram negativas, mas por fim a empresa entendeu que o caso se podia resolver de outra maneira. Não se trata de não esquecer o que aconteceu, isto é sobre as pessoas que ainda estão vivas e querem ver reconhecidos os seus direitos”, afirmou Liesbeth Zegveld, advogada que representa Salo Muller e outros sobreviventes judeus.

A companhia ganhou milhões pela colaboração com os nazis, assumindo o transporte para Westerbork, um campo situado na província holandesa de Drente e por onde passaram milhares de ciganos e judeus durante os anos de 1940.

Calcula-se que cerca de 107 mil judeus tenham sido para aí levados, sendo posteriormente deportados para Auschwitz e Sobibor. Apenas cinco mil sobreviveram.

Em 2005, a NS pediu desculpa pelo papel que assumiu durante a 2ª Guerra e contribuiu para a renovação do museu em Westerbork. Mas até agora nunca se tinha mostrado disponível para compensar individualmente as vítimas. Os valores das indemnizações e quem tem direito a recebê-las está ainda por decidir.

A decisão agora anunciada segue-se ao caso que envolveu, há alguns anos, a empresa ferroviária francesa SNCF, que foi condenada a pagar uma indemnização pelo seu papel na deportação de 76 mil judeus franceses.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …