Companhia ferroviária holandesa vai indemnizar vítimas do Holocausto

A companhia ferroviária holandesa NS aceitou pagar uma indemnização aos sobreviventes e familiares das vítimas do Holocausto por ter transportado judeus para um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

A decisão foi tomada pela NS para evitar uma batalha legal e seguiu-se a uma campanha liderada por Salo Muller, atualmente com 82 anos, cujos pais foram assassinados em Auschwitz.

“É uma boa notícia. Estávamos decididos a avançar para a Justiça, porque as primeiras reações da NS foram negativas, mas por fim a empresa entendeu que o caso se podia resolver de outra maneira. Não se trata de não esquecer o que aconteceu, isto é sobre as pessoas que ainda estão vivas e querem ver reconhecidos os seus direitos”, afirmou Liesbeth Zegveld, advogada que representa Salo Muller e outros sobreviventes judeus.

A companhia ganhou milhões pela colaboração com os nazis, assumindo o transporte para Westerbork, um campo situado na província holandesa de Drente e por onde passaram milhares de ciganos e judeus durante os anos de 1940.

Calcula-se que cerca de 107 mil judeus tenham sido para aí levados, sendo posteriormente deportados para Auschwitz e Sobibor. Apenas cinco mil sobreviveram.

Em 2005, a NS pediu desculpa pelo papel que assumiu durante a 2ª Guerra e contribuiu para a renovação do museu em Westerbork. Mas até agora nunca se tinha mostrado disponível para compensar individualmente as vítimas. Os valores das indemnizações e quem tem direito a recebê-las está ainda por decidir.

A decisão agora anunciada segue-se ao caso que envolveu, há alguns anos, a empresa ferroviária francesa SNCF, que foi condenada a pagar uma indemnização pelo seu papel na deportação de 76 mil judeus franceses.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …