Caminhos de Ferro franceses vão indemnizar deportados na 2ª Guerra Mundial

Wikimol / Wikimedia

-

A SNCF, sociedade dos caminhos-de-ferro franceses, vai pagar 60 milhões de dólares às vítimas norte-americanas deportadas para os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, anunciaram hoje os negociadores de um acordo estabelecido com Washington.

Este acordo, que vai ser assinado na segunda-feira, refere-se à criação de um fundo de indemnizações que a sociedade dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF) vai dotar com 60 milhões de dólares, entregues à administração norte-americana para compensar “alguns milhares” de deportados não-franceses e famílias.

A notícia foi adiantada pela embaixadora francesa para os Direitos Humanos, Patrizianna Sparacino-Thiellay, durante uma videoconferência de imprensa.

O acordo, que demorou dois anos a ser negociado, vai permitir à SNCF apresentar-se aos principais concursos para obras públicas no estado norte-americano de Maryland (nordeste dos Estados Unidos).

Vários milhares de pessoas podem ser abrangidas pela indemnização, incluindo cidadãos de Israel e do Canadá, e norte-americanos que foram deportados de França para os campos da morte durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a ocupação de França pela Alemanha, o regime Nazi deportou cerca de 76 mil judeus para campos de concentração em carruagens de mercadorias francesas, entre 1942 e 1944. Sobreviveram perto de três mil.

Os legisladores do estado de Maryland exigiram que a SNCF compensasse as vítimas antes de ser autorizada a participar num concurso público-privado, no valor de cerca de três mil milhões de dólares.

O acordo vai ser assinado na segunda-feira pelo conselheiro especial norte-americano para as questões do Holocausto, Stuart Eizenstat, e por Patrizianna Sparacino-Thiellay.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …