Em 2018, um terço das portagens vai aumentar

As taxas de portagem vão manter-se inalteradas na maioria dos troços com portagens de auto-estradas em Portugal. Um terço dos troços vai sofrer aumentos simbólicos a partir do dia 1 de janeiro de 2018.

Segundo apurou o Público junto de fonte da Secretaria de Estado das Infraestruturas, haverá uma alteração em 37% das taxas no início do próximo ano. O Ministério do Planeamento e Infraestruturas homologou todos os pedidos de atualização anual de portagens feitos pelas concessionárias.

As taxas que vão sofrer atualização terão um ajustamento de 0,05 euros nos veículos de Classe 1, mas também há casos de aumentos de 0,15 euros – como na travessia da Ponte Vasco da Gama. Em 2018, um veículo da Classe 4 vai pagar 12 euros para atravessar essa ponte.

De acordo com o jornal, a concessão em que se regista um maior número de casos com atualização é a Brisa, que irá aumentar as portagens em 172 troços, e tem, sob sua gestão, 264 taxas de portagem na totalidade da rede.

Já nas 300 taxas de portagem que foram criadas nas antigas SCUT, haverá alteração em 99 tarifas, fiando 67% dos troços sem alteração.

Nas concessões Norte e Grande Lisboa haverá alteração em 34% das taxas de portagem, o que implica aumentos em 41 troços. Na concessão Douro Litoral só haverá alteração em seis taxas e na Concessão Litoral Centro, em 27 – assim como na concessão Oeste, em que os aumentos abrangerão 27 casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …