Gravações originais de Louis Armstrong, Nirvana e outros artistas perdidas em incêndio. Tragédia foi segredo durante 11 anos

Um incêndio nos estúdios da Universal, em Hollywood, destruiu milhares de versões originais de músicas de artistas como Louis Armstrong, Elton John ou Nirvana.

A tragédia aconteceu há 11 anos, mas só agora foi revelada por uma investigação do New York Times. Na altura, a companhia disse publicamente que o fogo tinha consumido uma atração do parque temático e um cofre de vídeos com cópias de trabalhos antigos.

O secretismo em tono deste desfalque faz levantar suspeitas de que os danos agora conhecidos tenham sido ocultados pelo facto de a Universal temer possíveis retaliações por parte dos artistas que perderam as suas gravações no incêndio.

A realidade é, realmente, bem mais dramática para o universo da música. As chamas também devastaram um arquivo sonoro que guardava alguns dos tesouros das últimas décadas. O NYT chama-lhe mesmo “o maior desastre na história da indústria da música”.

De acordo com a investigação jornalística, quase todos os “masters” (gravações originais) guardados no cofre foram destruídos pelo incêndio, incluindo registos de temas interpretados por músicas famosos desde a década de 40. Num relatório confidencial datado de 2009, um ano depois do fogo, o grupo Universal Music contabilizou a perda de cerca de meio milhão de canções.

Em causa poderão estar “masters” da coleção Decca Records, dos artistas Billie Holiday, Louis Armstrong, Duke Ellington, Al Jolson, Bing Crosby, Ella Fitzgerald e Judy Garland. O fogo também terá obliterado alguns dos melhores trabalhos do mestre dos blues Chuck Berry, editados pela Chess Records, e “masters” do primeiro registo em disco de Aretha Franklin.

Praticamente todas as gravações originais de Buddy Holly foram perdidas, bem como os de John Coltrane pela etiqueta Impulse Records. Os famosos singles “Rock Around the Clock”, de Bill Haley and His Comets; “At Last”, de Etta James; e “Louie Louie”, dos Kingsmen, também não resistiram às chamas.

A lista continua com nomes do passado e do presente da indústria musical: Ray Charles, B.B. King, the Four Tops, Joan Baez, Neil Diamond, Sonny and Cher, Joni Mitchell, Cat Stevens, Gladys Knight and the Pips, Al Green, Elton John, Eric Clapton, Jimmy Buffett, the Eagles, Aerosmith, Rufus and Chaka Khan, Barry White, Patti LaBelle, Tom Petty and the Heartbreakers, the Police, Sting, Steve Earle, R.E.M., Janet Jackson, Guns N’ Roses, Mary J. Blige, No Doubt, Nine Inch Nails, Snoop Dogg, Nirvana, Beck, Sheryl Crow, Tupac Shakur, Eminem, 50 Cent e the Roots.

As masters têm um enorme valor artístico e histórico, mesmo que as músicas já tenham sido lançadas, uma vez que são a fonte original destes lançamentos. Muitas delas têm o registo separado dos vocais e instrumentos, que podem ser usados para futuras versões. Este legado perdido está estimado em cerca de 150 milhões de dólares, sendo que o valor real é incalculável.

Segundo o jornal norte-americano, é provável que a maioria dos artistas nem saiba que as suas gravações originais se perderam para sempre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …