Gravações originais de Louis Armstrong, Nirvana e outros artistas perdidas em incêndio. Tragédia foi segredo durante 11 anos

Um incêndio nos estúdios da Universal, em Hollywood, destruiu milhares de versões originais de músicas de artistas como Louis Armstrong, Elton John ou Nirvana.

A tragédia aconteceu há 11 anos, mas só agora foi revelada por uma investigação do New York Times. Na altura, a companhia disse publicamente que o fogo tinha consumido uma atração do parque temático e um cofre de vídeos com cópias de trabalhos antigos.

O secretismo em tono deste desfalque faz levantar suspeitas de que os danos agora conhecidos tenham sido ocultados pelo facto de a Universal temer possíveis retaliações por parte dos artistas que perderam as suas gravações no incêndio.

A realidade é, realmente, bem mais dramática para o universo da música. As chamas também devastaram um arquivo sonoro que guardava alguns dos tesouros das últimas décadas. O NYT chama-lhe mesmo “o maior desastre na história da indústria da música”.

De acordo com a investigação jornalística, quase todos os “masters” (gravações originais) guardados no cofre foram destruídos pelo incêndio, incluindo registos de temas interpretados por músicas famosos desde a década de 40. Num relatório confidencial datado de 2009, um ano depois do fogo, o grupo Universal Music contabilizou a perda de cerca de meio milhão de canções.

Em causa poderão estar “masters” da coleção Decca Records, dos artistas Billie Holiday, Louis Armstrong, Duke Ellington, Al Jolson, Bing Crosby, Ella Fitzgerald e Judy Garland. O fogo também terá obliterado alguns dos melhores trabalhos do mestre dos blues Chuck Berry, editados pela Chess Records, e “masters” do primeiro registo em disco de Aretha Franklin.

Praticamente todas as gravações originais de Buddy Holly foram perdidas, bem como os de John Coltrane pela etiqueta Impulse Records. Os famosos singles “Rock Around the Clock”, de Bill Haley and His Comets; “At Last”, de Etta James; e “Louie Louie”, dos Kingsmen, também não resistiram às chamas.

A lista continua com nomes do passado e do presente da indústria musical: Ray Charles, B.B. King, the Four Tops, Joan Baez, Neil Diamond, Sonny and Cher, Joni Mitchell, Cat Stevens, Gladys Knight and the Pips, Al Green, Elton John, Eric Clapton, Jimmy Buffett, the Eagles, Aerosmith, Rufus and Chaka Khan, Barry White, Patti LaBelle, Tom Petty and the Heartbreakers, the Police, Sting, Steve Earle, R.E.M., Janet Jackson, Guns N’ Roses, Mary J. Blige, No Doubt, Nine Inch Nails, Snoop Dogg, Nirvana, Beck, Sheryl Crow, Tupac Shakur, Eminem, 50 Cent e the Roots.

As masters têm um enorme valor artístico e histórico, mesmo que as músicas já tenham sido lançadas, uma vez que são a fonte original destes lançamentos. Muitas delas têm o registo separado dos vocais e instrumentos, que podem ser usados para futuras versões. Este legado perdido está estimado em cerca de 150 milhões de dólares, sendo que o valor real é incalculável.

Segundo o jornal norte-americano, é provável que a maioria dos artistas nem saiba que as suas gravações originais se perderam para sempre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …