Mais de 250 polícias acusados de peculato e falsificação de documentos

Paulo Novais / Lusa

Mais de 250 agentes da PSP foram acusados de peculato e falsificação de documentos devido a um esquema fraudulento de troca de passes de transportes (gratuitos para os agentes) por dinheiro.

O esquema fraudulento em que estavam envolvidos os centenas de polícias consistia na troca dos passes de transportes (gratuitos para os agentes) por dinheiro. Para receberem o dinheiro, os agentes contavam com a cumplicidade de funcionários da operadora rodoviária Transportes Sul do Tejo, que lhes cobrava uma comissão de cerca de 15% em troca do favor.

Segundo o Público, a maioria dos polícias envolvidos pertencem às esquadras dos concelhos de Almada, Seixal e Setúbal. Os polícias começaram a ser investigados na sequência de uma notícias do mesmo jornal, que revelou o esquema fraudulento em 2015.

“Todos os agentes que eram arguidos foram acusados de peculato e falsificação. São perto de 300 pessoas, incluindo oficiais”, confirmou o presidente do Sindicato Unificado da Polícia, Peixoto Rodrigues, que considera que esta prática não constitui crime algum, uma vez que os agentes têm direito ao passe gratuito e, portanto, o Estado “não é lesado em nada”.

A direção nacional da PSP irá aguardar até à última sentença para aplicar “medidas disciplinares definitivas“. Contudo, a direção não explica se pretende manter, entretanto, estes homens e mulheres ao serviço. Garante, ainda assim, que os processos disciplinares que abriu não correm o risco de prescrever.

“Qualquer situação que não se enquadre legal e moralmente dentro dos princípios normativos e institucionais em vigor na organização será, como sempre foi, alvo da atuação disciplinar e criminal, nos termos da lei”, refere ainda a direção nacional, citada pelo matutino.

Os agentes da autoridade levantavam nas esquadras, todos os meses, as requisições que lhes permitiam carregar os passes nos quiosques e guichets das operadoras de transportes. Os que não precisavam de utilizar transportes públicos e os que conseguiam utilizá-los sem pagar por estarem fardados, guardavam este dinheiro extra, que, na altura, podia chegar aos 90 euros mensais, já depois de paga a respetiva comissão (de 15%) aos funcionários cúmplices.

Apesar de estarem a ser acusados dos crimes de peculato e falsificação, a fragilidade do sistema de disponibilização dos passes gratuitos aos polícias pode ser um dos principais argumentos da defesa dos arguidos, na medida em que pode ser difícil reunir provas do esquema fraudulento.

O Ministério Público quer julgamento, mas ainda é possível que o caso seja arquivado uma vez que os arguidos vão pedir abertura da instrução do processo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Querem ser polícias desde pequeninos. Um sonho de menino combater os maus. Para um dia morrerem sabendo que lutaram pelo bem. Ah ah ah

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …