2.100 militares da GNR fiscalizam motociclistas este fim de semana

Oscar in the middle / Flickr

A GNR vai intensificar, durante o fim de semana, a fiscalização junto dos motociclistas que circulam nas estradas com maior intensidade de tráfego, estando mobilizados para esta operação mais de 2.100 militares, indicou hoje a corporação.

A “operação moto” vai realizar-se no sábado e no domingo em todo o país nas estradas com maior intensidade de tráfego de motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos e onde existe um risco acrescido de acidente, refere a Guarda Nacional Republicana, em comunicado.

Segundo a GNR, os 2.199 militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito vão realizar 841 ações de fiscalização com o objetivo de proporcionar aos utentes das estradas “uma maior segurança e de sensibilizar os motociclistas para uma condução prudente”.

Os militares da GNR vão estar “particularmente atentos” ao uso de capacete, habilitação legal para conduzir, manobras perigosas, seguro, estado dos pneus e matrículas, excesso de velocidade e condução sob o efeito do álcool, adianta aquela força de segurança.

A GNR justifica esta operação com o aumento do tráfego de motociclos no verão e de acidentes, que resultam, ”numa parte significativa, em vítimas mortais ou em feridos graves”.

Neste sentido, Guarda Nacional Republicana sublinha que a “operação moto” pertente combater a sinistralidade rodoviária que envolve motociclistas.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é “mota”, é “moto”. De motociclo, motociclista, motociclismo. Moto… Porra, que é altura de se saber a palavra correcta. Por que é que no início do artigo acertaram, e no fim erraram?

RESPONDER

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …