15 mil pessoas devolveram voluntariamente dinheiro sacado durante falha nos Multibancos

A Etiópia está a conseguir recuperar o dinheiro levantado “gratuitamente” por milhares de pessoas, após um erro no sistema do principal banco do país. Quem ainda não devolveu o dinheiro está a ver os seus dados expostos.

Na semana passada, uma falha nos Multibancos do maior banco da Etiópia permitiu o levantamento “gratuito” de dinheiro durante várias horas.

O Banco Comercial da Etiópia (CBE) explicou que se tratou de um erro informático que ocorreu quando o Banco estava a efetuar trabalhos de manutenção, apesar de ter sido muito lento a detetar o erro.

De acordo com a ABC News, muito do dinheiro foi levantado principalmente por jovens e estudantes universitários, uma vez que a notícia de “dinheiro grátis” ecoou rapidamente na redes sociais.

Apesar de, inicialmente, ter sido reportada uma perda na ordem dos 40 milhões de dólares, esta terça-feira, o presidente do CBE, Abe Sano, informou que, durante a falha, foram levantados ou transferidos digitalmente “apenas” cerca de 14 milhões de dólares – o que corresponde a cerca de 13 milhões de euros.

No entanto, por arrependimento ou medo denúncia, o banco informou em comunicado que 15 mil pessoas devolveram voluntariamente o dinheiro – naquilo que o banco diz ser uma recuperação de quase 80% do dinheiro.

Apesar deste resgate notável, ainda faltam 567 pessoas devolver o dinheiro “que não lhes pertence”. Para resolver pressionar as pessoas a fazerem a devolução, o CBE publicou os dados pessoais das contas dos devedores – que, se não devolverem o dinheiro, poderão arriscar-se a penas de prisão.

O CBE – que tem 40 milhões de clientes – não é só o maior Banco da Etiópia: É também um órgão de gestão do setor financeiro do país, daí a urgência da devolução de todo o dinheiro.

“O montante total remanescente não é significativo para o banco, mas se este dinheiro não for totalmente recuperado, desregulará o sistema“, explicou o presidente do banco estabelecido em 1963.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.