Uma falha nos Multibancos deu dinheiro grátis durante horas. O banco está a pedi-lo de volta

1

Uma falha nos multibancos, na Etiópia, permitiu o levantamento “gratuito” de dinheiro durante horas. A notícia tornou-se viral. Agora, o banco afetado está a pedir a devolução voluntário do dinheiro, mas adivinhe… sem sucesso!

Pode parecer mentira, mas não é. Segundo o El Confidencial, os clientes do Banco Comercial da Etiópia (CBE) passaram horas a levantar dinheiro das caixas automáticas do Banco, sem qualquer impacto nas suas contas correntes.

Para “ajudar”, a notícia espalhou-se através das redes sociais o que levou a filas de espera enormes para receber dinheiro “grátis”.

No total, estima-se que este erro tenha causado um prejuízo de mais de 40 milhões de dólares (cerca de 34 milhões de euros).

A causa do incidente poderia ter sido motivada por um ataque informático ou fraude, mas também não foi o caso. Os funcionários do CBE disseram, em declarações à BBC News, que se tratou de um erro informático que ocorreu quando o Banco estava a efetuar trabalhos de manutenção.

O erro apenas foi detetado várias horas depois, nem a notícia espalhada nas redes sociais, nem as anomalias no fluxo de dinheiro nas suas caixas de multibanco fizeram soar o alarme.

Quando se aperceberam do que estava a ocorrer, os funcionários do CBE bloquearam todas as suas caixas automáticas.

Abe Sano, Presidente do Banco, disse que a maior parte das transações foram efetuadas por estudantes de vários campus universitários e que a notícia se espalhou de forma fulminante — “como um incêndio” — através de SMS e Whatsapp.

O problema não está apenas no facto de o CBE ser (só) o maior Banco da Etiópia, mas também por ser um órgão de gestão do setor financeiro do país — pelo que pediu às pessoas que levantaram o dinheiro que se dirigissem às suas agências para o devolverem voluntariamente.

Se não o fizerem, podem ser condenados a penas de prisão, uma vez que o banco tem as suas credenciais pessoais, porque usaram o seu cartão de crédito ou de débito nas caixas automáticas para efetuar as transações.

Caso para dizer que a sorte bateu à porta, mas passou a correr…

Teresa Oliveira Campos, ZAP //

1 Comment

  1. Na Etiópia não há rede multibanco nem MBWay, embora este segundo seja referido apenas no sentido de elucidar que tanto um como o outro são sistemas nossos, sendo o mais correcto utilizar o termo ATM para não induzir o leitor em erro. Nota: não é uma crítica

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.