/

15 anos depois, realizou-se o funeral de um bombeiro morto no 11 de Setembro

(pd) Preston Keres / U.S. Navy

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Bombeiro pede reforços, atentado de 11 de Setembro de 2001, World Trade Center

Um dos bombeiros desaparecidos em serviço no combate às chamas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, teve o seu funeral esta sexta-feira, quase 15 anos depois do seu desaparecimento.

A família de Lawrence Stack, que teria hoje 58 anos, organizou o funeral, sem esperanças de o voltar a encontrar, depois de ter recuperado duas amostras de sangue do bombeiro, que ele deu para ser dador de medula óssea.

O funeral realizou-se em Long Island, em Nova Iorque, e teve a presença de centenas de bombeiros, do presidente da Câmara Nova Iorque, Bill de Blasio, e do chefe dos bombeiros de Nova Iorque, Daniel Nigro.

“Ele sobreviveu ao colapso da torre sul e continuou a ajudar corajosamente outros. Estava a ajudar um cidadão quando foi destruída a torre norte, matando os dois”, disse Nigro no discurso de homenagem.

O casaco do bombeiro de Nova Iorque, antigo militar da Marinha dos Estados Unidos, ex-veterano da guerra do Vietname, foi encontrado no local, mas sem vestígios do corpo.

(dr) FDNY

Lawrence Stack

Lawrence Stack

A 11 de setembro de 2001, dezanove elementos da rede terrorista Al-Qaida perpetraram ataques coordenados, incluindo o sequestro de dois aviões de passageiros que embateram contra as torres do WTC.

Um terceiro avião embateu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa norte-americano, em Washington, enquanto um quarto aparelho caiu num campo na Pensilvânia (este), quando os passageiros tentaram impedir os terroristas de o controlar.

Os atentados fizeram quase três mil mortos, mas só 1.637 das vítimas foram encontradas e identificadas.

Dos bombeiros que tentaram ajudar na tragédia, 343 morreram e 127 nunca chegaram a ser encontrados.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.