/

15 anos depois, os americanos podem de novo comer bife irlandês

FASTILY / wikimedia

FASTILY / wikimedia

FASTILY / wikimedia

A Irlanda é o primeiro país europeu a poder voltar a vender carne de vaca para o mercado dos EUA, depois de uma interdição que durava há 15 anos.

No final dos anos 1990, em plena crise da “doença das vacas loucas“, os EUA interditaram o acesso da carne de vaca de toda a Europa aos mercados do país. Uma medida preventiva que só agora é levantada oficialmente.

A Irlanda tem o privilégio de ser o primeiro país europeu a conseguir colocar de novo a sua carne de vaca no apetecível mercado norte-americano. A sanção foi levantada depois de uma inspecção feita pelas autoridades dos EUA aos sistemas de produção de carne de vaca da Irlanda, em Julho de 2014.

Em Março de 2014, os EUA tinham já anulado formalmente a interdição à carne de vaca proveniente da Europa, mas os passos legais e administrativos no sentido do levantamento efectivo da sanção só agora são dados, com a Irlanda a assumir o pelotão da frente neste domínio.

“Este é o culminar de um intensivo trabalho de dois anos entre o meu Departamento e os nossos parceiros dos EUA para provar as nossas credenciais como fornecedores de carne de vaca premium da melhor qualidade”, salientou o Ministro da Agricultura da Irlanda, Simon Coveney, citado pela comunicação social do país.

Com o crescente aumento dos preços da carne de vaca nos EUA, nos últimos anos, e com a descida do valor do Euro que se vem verificando, as exportações de carne de vaca irlandesa deverão receber um grande impulso. Uma excelente notícia para a economia do país que assim se coloca na linha da frente, relativamente à restante concorrência europeia, neste sector.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.