15 anos depois, os americanos podem de novo comer bife irlandês

FASTILY / wikimedia

FASTILY / wikimedia

FASTILY / wikimedia

A Irlanda é o primeiro país europeu a poder voltar a vender carne de vaca para o mercado dos EUA, depois de uma interdição que durava há 15 anos.

No final dos anos 1990, em plena crise da “doença das vacas loucas“, os EUA interditaram o acesso da carne de vaca de toda a Europa aos mercados do país. Uma medida preventiva que só agora é levantada oficialmente.

A Irlanda tem o privilégio de ser o primeiro país europeu a conseguir colocar de novo a sua carne de vaca no apetecível mercado norte-americano. A sanção foi levantada depois de uma inspecção feita pelas autoridades dos EUA aos sistemas de produção de carne de vaca da Irlanda, em Julho de 2014.

Em Março de 2014, os EUA tinham já anulado formalmente a interdição à carne de vaca proveniente da Europa, mas os passos legais e administrativos no sentido do levantamento efectivo da sanção só agora são dados, com a Irlanda a assumir o pelotão da frente neste domínio.

“Este é o culminar de um intensivo trabalho de dois anos entre o meu Departamento e os nossos parceiros dos EUA para provar as nossas credenciais como fornecedores de carne de vaca premium da melhor qualidade”, salientou o Ministro da Agricultura da Irlanda, Simon Coveney, citado pela comunicação social do país.

Com o crescente aumento dos preços da carne de vaca nos EUA, nos últimos anos, e com a descida do valor do Euro que se vem verificando, as exportações de carne de vaca irlandesa deverão receber um grande impulso. Uma excelente notícia para a economia do país que assim se coloca na linha da frente, relativamente à restante concorrência europeia, neste sector.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …