/

14 mortos na maior tempestade dos últimos 5 anos na Europa

James L. Harper / USAF

foto: James L. Harper  / USAF

foto: James L. Harper / USAF

 

Pelo menos 14 pessoas morreram, a maior parte delas em quedas de árvores, devido à forte tempestade ‘Christian’, que esta segunda-feira atingiu o sul do Reino Unido, a Holanda, a Dinamarca e partes da França e Alemanha, derrubando árvores, provocando inundações em áreas mais baixas e gerando o caos nos sistemas de transportes. O Reino Unido e Alemanha foram os países mais afetados.

Segundo os meteorologistas,  esta foi uma das piores tempestades enfrentadas pelo Reino Unido nos últimos anos. Ventos equivalentes ao de um furacão, com 160 quilómetros por hora, foram registados na ilha de Wight, sul da Inglaterra, e ventos de quase 130 quilómetros por hora foram registados em terra firme.

Segundo funcionários da companhia eléctrica UK Power Networks, 270 mil residências ficaram sem energia eléctrica. Avisos de enchentes foram emitidos para muitas partes do sul da Inglaterra e centenas de árvores foram derrubadas pelos ventos fortes, informaram autoridades de emergência.

As autoridades britânicas confirmaram até ao momento cinco mortes em diferentes partes do país, incluindo uma adolescente de 17 anos, que foi surpreendida enquanto dormia na sua casa pré-fabricada, e um homem adulto que ficou preso no carro. Os corpos de um homem e de uma mulher foram encontrados nos escombros de três casas que desmoronaram após uma explosão possivelmente provocada por uma rutura na rede de distribuição de gás. Um rapaz de 14 anos continuava desaparecido na região de Sussex.

Na Alemanha, seis pessoas perderam a vida em incidentes relacionados com a tempestade. Em Copenhaga, na Dinamarca, um homem morreu ao ser atingido por um tijolo arremessado pela força da tormenta. Em Amsterdão, uma árvore caiu e matou uma mulher. Há ainda uma morte a registar em França.

 

MA / Lusa / Agência Estado / Associated Press

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.