E o 13º Doutor é… uma Doutora!

(dr) Independent Talent

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A BBC acaba de anunciar o nome do actor que irá suceder a Peter Capaldi no papel de Doctor Who. E a escolha recaiu, pela primeira vez, numa mulher: a actriz Jodie Whittaker será a 13º encarnação do doutor na série.

O anuncio foi feito no final do torneio de ténis de Wimbledon: a actriz Jodie Whittaker , conhecida pelo seu trabalho nas séries Black Mirror e Broadchurch, será o 13º Doctor Who. Esta é a primeira vez, nos mais de 50 anos da série de ficção científica da BBC, que uma actriz interpreta o icónico papel.

Estou mais do que animada para começar esta jornada épica com Chris Chibnall, o novo showrunner, e com todos os whovians do planeta. É mais do que uma honra interpretar o Doutor. Significa lembrar todas as pessoas que já fui e ao mesmo tempo incorporar tudo o que o Doutor representa: esperança. Mal posso esperar”, disse a actriz à BBC.

“Sinto-me completamente estupefacta, como feminista, como mulher, como actriz, como ser humano, como alguém que se quer esforçar sempre e assumir desafios e que não quer ser classificada pelo que dizem que podes ou não podes ser”, acrescentou.

Tal como a BBC tinha prometido, a notícia foi divulgada após a final masculina do torneio de ténis de Wimbledon, que o suíço Roger Federer venceu pela oitava vez.

Peter Capaldi, que interpreta o 12º Doctor Who, sucedeu em 2013 a Matt Smith, o 11º. Jodie Whittaker irá tornar-se a Doutora Who no especial de Natal deste ano, que assinala a retirada de Capaldi da icónica série de ficção científica.

Produzida e transmitida pela BBC desde 1963, Doctor Who mostra as aventuras do Doutor Who, um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo na sua máquina do tempo, uma nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma típica cabine de polícia londrina de 1963.

Juntamente com os companheiros que o acompanham ao longo da série, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto luta para salvar civilizações e ajudar pessoas comuns. Ninguém sabe o nome verdadeiro do Doutor Who, que periodicamente desaparece e reencarna sob uma aparência diferente – interpretado por um actor diferente.

O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a “mais bem sucedida” série de ficção científica de todos os tempos.

(dr) BBC

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vs Boavista | Leão ruge pela margem mínima

Sporting não vacilou na luta pelos primeiros lugares da Liga NOS e venceu o Boavista em casa por 1-0. Num jogo nem sempre bem disputado, mas de praticamente sentido único, faltou algum poder de fogo aos …

Tribunal reacende polémica da selfie do macaco Naruto

Um Tribunal de Apelação, nos Estados Unidos, acaba de reacender a polémica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda irá julgar uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha havido …

A pessoa mais velha do mundo morreu aos 117 anos

A mulher mais velha do mundo morreu este sábado à noite, no Sul do Japão, com 117 anos de idade. De acordo com a Associated Press (AP), Nabi Tajima, aquela que era considerada a pessoa mais …

Correntes oceânicas intensas podem ser criadas por insetos ridiculamente pequenos

Uma investigação recente concluiu que pequenos organismos marinhos podem desempenhar um papel significativo nas correntes oceânicas. Cientistas demonstraram agora que algumas das menores criaturas do oceano podem ter um impacto descomunal nas ondas do oceano, com …

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …