A BBC acaba de anunciar o nome do actor que irá suceder a Peter Capaldi no papel de Doctor Who. E a escolha recaiu, pela primeira vez, numa mulher: a actriz Jodie Whittaker será a 13º encarnação do doutor na série.
O anuncio foi feito no final do torneio de ténis de Wimbledon: a actriz Jodie Whittaker , conhecida pelo seu trabalho nas séries Black Mirror e Broadchurch, será o 13º Doctor Who. Esta é a primeira vez, nos mais de 50 anos da série de ficção científica da BBC, que uma actriz interpreta o icónico papel.
“Estou mais do que animada para começar esta jornada épica com Chris Chibnall, o novo showrunner, e com todos os whovians do planeta. É mais do que uma honra interpretar o Doutor. Significa lembrar todas as pessoas que já fui e ao mesmo tempo incorporar tudo o que o Doutor representa: esperança. Mal posso esperar”, disse a actriz à BBC.
“Sinto-me completamente estupefacta, como feminista, como mulher, como actriz, como ser humano, como alguém que se quer esforçar sempre e assumir desafios e que não quer ser classificada pelo que dizem que podes ou não podes ser”, acrescentou.
Tal como a BBC tinha prometido, a notícia foi divulgada após a final masculina do torneio de ténis de Wimbledon, que o suíço Roger Federer venceu pela oitava vez.
Peter Capaldi, que interpreta o 12º Doctor Who, sucedeu em 2013 a Matt Smith, o 11º. Jodie Whittaker irá tornar-se a Doutora Who no especial de Natal deste ano, que assinala a retirada de Capaldi da icónica série de ficção científica.
Produzida e transmitida pela BBC desde 1963, Doctor Who mostra as aventuras do Doutor Who, um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo na sua máquina do tempo, uma nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma típica cabine de polícia londrina de 1963.
Juntamente com os companheiros que o acompanham ao longo da série, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto luta para salvar civilizações e ajudar pessoas comuns. Ninguém sabe o nome verdadeiro do Doutor Who, que periodicamente desaparece e reencarna sob uma aparência diferente – interpretado por um actor diferente.
O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a “mais bem sucedida” série de ficção científica de todos os tempos.