E o 13º Doutor é… uma Doutora!

(dr) Independent Talent

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A BBC acaba de anunciar o nome do actor que irá suceder a Peter Capaldi no papel de Doctor Who. E a escolha recaiu, pela primeira vez, numa mulher: a actriz Jodie Whittaker será a 13º encarnação do doutor na série.

O anuncio foi feito no final do torneio de ténis de Wimbledon: a actriz Jodie Whittaker , conhecida pelo seu trabalho nas séries Black Mirror e Broadchurch, será o 13º Doctor Who. Esta é a primeira vez, nos mais de 50 anos da série de ficção científica da BBC, que uma actriz interpreta o icónico papel.

Estou mais do que animada para começar esta jornada épica com Chris Chibnall, o novo showrunner, e com todos os whovians do planeta. É mais do que uma honra interpretar o Doutor. Significa lembrar todas as pessoas que já fui e ao mesmo tempo incorporar tudo o que o Doutor representa: esperança. Mal posso esperar”, disse a actriz à BBC.

“Sinto-me completamente estupefacta, como feminista, como mulher, como actriz, como ser humano, como alguém que se quer esforçar sempre e assumir desafios e que não quer ser classificada pelo que dizem que podes ou não podes ser”, acrescentou.

Tal como a BBC tinha prometido, a notícia foi divulgada após a final masculina do torneio de ténis de Wimbledon, que o suíço Roger Federer venceu pela oitava vez.

Peter Capaldi, que interpreta o 12º Doctor Who, sucedeu em 2013 a Matt Smith, o 11º. Jodie Whittaker irá tornar-se a Doutora Who no especial de Natal deste ano, que assinala a retirada de Capaldi da icónica série de ficção científica.

Produzida e transmitida pela BBC desde 1963, Doctor Who mostra as aventuras do Doutor Who, um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo na sua máquina do tempo, uma nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma típica cabine de polícia londrina de 1963.

Juntamente com os companheiros que o acompanham ao longo da série, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto luta para salvar civilizações e ajudar pessoas comuns. Ninguém sabe o nome verdadeiro do Doutor Who, que periodicamente desaparece e reencarna sob uma aparência diferente – interpretado por um actor diferente.

O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a “mais bem sucedida” série de ficção científica de todos os tempos.

(dr) BBC

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

ZAP //

RESPONDER

Catalunha aplaude referendo curdo. Erdogan pode fazê-los "passar fome"

Os curdos iraquianos votaram esta segunda-feira de forma massiva no referendo sobre a sua independência, mas esta possibilidade alimentada há um século arrisca provocar uma escalada nas tensões regionais. O parlamento em Bagdade, na presença dos …

Enfermeiros exigem aumento mínimo de 400 euros. Ministro da Saúde considera "incomportável"

Os enfermeiros podem voltar à greve a 16 de outubro caso o Governo não satisfaça um conjunto de reivindicações esta terça-feira entregues à tutela e que incluem um aumento mínimo de 400 euros para todos …

João Lourenço põe Portugal fora da lista dos principais parceiros

O novo Presidente angolano, João Lourenço, excluiu esta terça-feira Portugal da lista de principais parceiros, no seu discurso de tomada de posse, sublinhando que Angola considerará todos que "respeitem" a soberania nacional. A posição foi assumida …

MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado …

Casa do presidente da Câmara de Lisboa também vai ser alojamento local

"É tão absurdo como Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém para um hotel de charme." A crítica é do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, sobre …

Marcelo Rebelo de Sousa assobiado na tomada de posse de João Lourenço

João Lourenço, de 63 anos, foi esta terça-feira investido, pelas 12:15, no cargo de Presidente da República de Angola, o terceiro que o país conhece desde a independência, em novembro de 1975. Marcelo Rebelo de …

Centeno e Governador do Banco de Portugal à beira da ruptura

As declarações do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre as "tentações" do Governo de reduzir a independência dos bancos centrais, caíram mal no seio das Finanças que exigem a Governador que se "retrate". "A …

Fraude massiva com medicamentos potencialmente letais leva centenas à prisão

123 países estiveram envolvidos na operação Pangea X, uma ação a nível internacional coordenada pela Interpol que pretendia combater medicamentos falsificados e os perigos associados à compra de medicamentos pela internet. No âmbito da operação Pangea …

Quase 60 mil pessoas retiradas devido a "erupção iminente" de vulcão em Bali

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, perante registo de atividade sísmica sem precedentes no local. O centro de vulcanologia da ilha …

Governo alarga concurso de regularização da função pública a precários em tempo parcial

Os trabalhadores do Estado em tempo parcial vão poder participar nos concursos para integração de precários. A proposta do PS vai ao encontro do que defendem o BE e o PCP e é votada na …