E o 13º Doutor é… uma Doutora!

(dr) Independent Talent

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A BBC acaba de anunciar o nome do actor que irá suceder a Peter Capaldi no papel de Doctor Who. E a escolha recaiu, pela primeira vez, numa mulher: a actriz Jodie Whittaker será a 13º encarnação do doutor na série.

O anuncio foi feito no final do torneio de ténis de Wimbledon: a actriz Jodie Whittaker , conhecida pelo seu trabalho nas séries Black Mirror e Broadchurch, será o 13º Doctor Who. Esta é a primeira vez, nos mais de 50 anos da série de ficção científica da BBC, que uma actriz interpreta o icónico papel.

Estou mais do que animada para começar esta jornada épica com Chris Chibnall, o novo showrunner, e com todos os whovians do planeta. É mais do que uma honra interpretar o Doutor. Significa lembrar todas as pessoas que já fui e ao mesmo tempo incorporar tudo o que o Doutor representa: esperança. Mal posso esperar”, disse a actriz à BBC.

“Sinto-me completamente estupefacta, como feminista, como mulher, como actriz, como ser humano, como alguém que se quer esforçar sempre e assumir desafios e que não quer ser classificada pelo que dizem que podes ou não podes ser”, acrescentou.

Tal como a BBC tinha prometido, a notícia foi divulgada após a final masculina do torneio de ténis de Wimbledon, que o suíço Roger Federer venceu pela oitava vez.

Peter Capaldi, que interpreta o 12º Doctor Who, sucedeu em 2013 a Matt Smith, o 11º. Jodie Whittaker irá tornar-se a Doutora Who no especial de Natal deste ano, que assinala a retirada de Capaldi da icónica série de ficção científica.

Produzida e transmitida pela BBC desde 1963, Doctor Who mostra as aventuras do Doutor Who, um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo na sua máquina do tempo, uma nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma típica cabine de polícia londrina de 1963.

Juntamente com os companheiros que o acompanham ao longo da série, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto luta para salvar civilizações e ajudar pessoas comuns. Ninguém sabe o nome verdadeiro do Doutor Who, que periodicamente desaparece e reencarna sob uma aparência diferente – interpretado por um actor diferente.

O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a “mais bem sucedida” série de ficção científica de todos os tempos.

(dr) BBC

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …