E o 13º Doutor é… uma Doutora!

(dr) Independent Talent

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A actriz Jodie Whittaker foi apresentada como 13ª Doctor Who após a final do torneio de ténis de Wimbledon 2017

A BBC acaba de anunciar o nome do actor que irá suceder a Peter Capaldi no papel de Doctor Who. E a escolha recaiu, pela primeira vez, numa mulher: a actriz Jodie Whittaker será a 13º encarnação do doutor na série.

O anuncio foi feito no final do torneio de ténis de Wimbledon: a actriz Jodie Whittaker , conhecida pelo seu trabalho nas séries Black Mirror e Broadchurch, será o 13º Doctor Who. Esta é a primeira vez, nos mais de 50 anos da série de ficção científica da BBC, que uma actriz interpreta o icónico papel.

Estou mais do que animada para começar esta jornada épica com Chris Chibnall, o novo showrunner, e com todos os whovians do planeta. É mais do que uma honra interpretar o Doutor. Significa lembrar todas as pessoas que já fui e ao mesmo tempo incorporar tudo o que o Doutor representa: esperança. Mal posso esperar”, disse a actriz à BBC.

“Sinto-me completamente estupefacta, como feminista, como mulher, como actriz, como ser humano, como alguém que se quer esforçar sempre e assumir desafios e que não quer ser classificada pelo que dizem que podes ou não podes ser”, acrescentou.

Tal como a BBC tinha prometido, a notícia foi divulgada após a final masculina do torneio de ténis de Wimbledon, que o suíço Roger Federer venceu pela oitava vez.

Peter Capaldi, que interpreta o 12º Doctor Who, sucedeu em 2013 a Matt Smith, o 11º. Jodie Whittaker irá tornar-se a Doutora Who no especial de Natal deste ano, que assinala a retirada de Capaldi da icónica série de ficção científica.

Produzida e transmitida pela BBC desde 1963, Doctor Who mostra as aventuras do Doutor Who, um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo na sua máquina do tempo, uma nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma típica cabine de polícia londrina de 1963.

Juntamente com os companheiros que o acompanham ao longo da série, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto luta para salvar civilizações e ajudar pessoas comuns. Ninguém sabe o nome verdadeiro do Doutor Who, que periodicamente desaparece e reencarna sob uma aparência diferente – interpretado por um actor diferente.

O programa está listado no Guinness World Records como a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo e como a “mais bem sucedida” série de ficção científica de todos os tempos.

(dr) BBC

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

Peter Capaldi, o 12º Doctor Who, reforma-se em Dezembro

ZAP //

RESPONDER

Portas foi talvez o melhor ministro da Defesa (diz João Soares)

O deputado socialista João Soares defendeu esta sexta-feira que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de …

Familiares das vítimas vão ter acesso ao capítulo secreto do relatório de Pedrógão

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que os familiares das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande terão acesso, a partir da próxima semana, às partes do relatório de Xavier Viegas "que digam especificamente respeito …

Greve dos técnicos de diagnóstico chega ao fim após acordo com o Governo

Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e o Governo chegaram a acordo e estes profissionais vão suspender às 24h00 a greve que durou 24 dias, segundo fonte sindical. O …

Sentença de Oscar Pistorius agravada de 6 para 13 anos de prisão

A sentença do atleta paralímpico foi, esta sexta-feira, aumentada de seis para 13 anos e cinco meses de cadeia, decidiu o Tribunal Supremo de Apelação da África do Sul. A Justiça sul-africana aumentou hoje a pena de Oscar …

Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para …

Da polícia ao SNS, todos falharam em caso de mulher assassinada pelo marido

Nem a polícia, nem o Ministério Público, ou sequer o Serviço Nacional de Saúde responderam adequadamente no caso de uma mulher vítima de violência doméstica, assassinada pelo marido em 2015. A conclusão é do relatório …

25 municípios perdem metade da água em roturas e infiltrações

Roturas, infiltrações e consumos não cobrados levam a que as empresas municipais de gestão de água tenham perdas comerciais da ordem dos 30%, na média do país. Mas há casos em que o valor chega …

Ataque a mesquita no Egipto faz 155 mortos

Pelo menos 155 pessoas morreram e 120 ficaram feridas num ataque contra uma mesquita no norte da península do Sinai, nordeste do Egipto, indica um balanço da agência oficial egípcia, Mena. Os atacantes colocaram explosivos artesanais …

Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

O jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 53 anos, vítima de cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado desde terça-feira na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa, …

PSD vota contra o Orçamento de Estado

O líder parlamentar do PSD anunciou, esta sexta-feira, que o partido repetirá o voto contra o Orçamento do Estado para 2018 na sua versão final e considerou que o debate na especialidade "piorou" ainda mais …