12 voluntários vão ganhar 15 mil euros cada para passarem 60 dias na cama

2

MightyBoyBrian / Flickr

Um grupo de 12 voluntários vai sujeitar-se à experiência de passar 60 dias e 60 noites na cama como se fossem “astronautas terrestres”. Em troca das consequências nefastas que isso trará para as suas saúdes recebem individualmente 15 mil euros e a satisfação de contribuírem para as investigações aeroespaciais.

Este estudo promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA) pretende analisar o impacto da falta de gravidade e da imobilidade, bem como estudar formas de reverter a perda da massa óssea e muscular que afecta normalmente os astronautas nas missões espaciais.

Os 12 voluntários do estudo – todos homens, não por questões de sexismo, mas de necessidade de não deixar o género influenciar os resultados, – têm idades entre os 20 e os 45 anos, adianta o jornal El Mundo.

O chamado Programa Bedrest vai arrancar a 9 de Setembro nas instalações do Centro Aeroespacial da Alemanha, na cidade de Colónia, e os participantes vão ser submetidos a várias provas físicas antes e depois do início do estudo, de modo a comparar os resultados.

Os voluntários ficarão deitados numa cama com uma inclinação de seis graus na zona da cabeça, de modo a garantir que os fluídos do corpo descem até ela como aconteceria num ambiente sem gravidade.

Os cálculos científicos indicam, desde já, que os participantes “vão perder de 2% a 4% da densidade óssea das suas ancas” e os músculos das suas pernas e costas sofrerão “um deterioramento de 25%”, conforme nota o El Mundo.

Em troca desse sacrifício pela Ciência, cada participante vai receber 15 mil euros.

“Sabemos que a deterioração óssea é totalmente reversível, ainda que seja preciso muito tempo até que voltem ao seu estado original. Queremos compreender melhor este mecanismo”, explica o director médico do estudo, Ulrich Limper, citado pelo El Mundo.

Convém ainda notar que os 12 voluntários não podem receber visitas durante os dois meses do estudo, mas podem falar com a família e com os amigos através da Internet e do telefone.

SV, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.