/

Às 11h15 desta sexta-feira, “a Terra treme”. Proteção Civil realiza exercício de sensibilização para risco sísmico

Pelo menos 650 mil pessoas devem participar esta sexta-feira de manhã no exercício anual da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) feito para preparar o país para um possível sismo.

O exercício chama “A Terra Treme” e é realizado pelo sétimo ano consecutivo, com o objetivo de chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que se devem seguir em caso de tremor de terra.

De acordo com a TSF, durante 1 minuto os participantes devem executar três gestos que podem salvar vidas: baixar, proteger e aguardar. Todos podem participar num exercício marcado para esta sexta-feira às 11h15, mas até agora é certa a participação de 650 mil pessoas, grande parte em escolas.

Além dos três gestos mais simples, a proteção civil nacional pretende alertar para outras ações que podem ser decisivas em caso de sismo. Entre os preparativos aconselhados pela ANEPC um plano de emergência familiar, a marcação de um ponto de encontro pós-sismo, a preparação de um kit de emergência e de comida, como conservas, para sobreviver.

A Proteção Civil lembrou, de acordo com o Notícias ao Minuto, que os sismos ocorrem quando menos se espera e que as suas consequências, por vezes, são devastadoras como as que ocorreram em Lisboa em 1755.

Além do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Carlos Mourato Nunes, vão estar presentes na iniciativa o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assim como o secretário de Estado e Adjunto da Educação, João Costa.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.