Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas últimas 24 horas vítimas de covid-19, um aumento de 0,8% que eleva o total de óbitos para 1.447. Há 366 novos casos de infeção, uma subida de 0,6% que equivale ao maior aumento diário em 26 dias.

O total de casos confirmados em todo o país aumenta para 33.261 esta quarta-feira. Há ainda 20.079 pessoas recuperadas, 428 pessoas internadas, e, dessas, 56 estão em unidades de cuidados intensivos.

No início da conferência de imprensa desta quarta-feira, António Lacerda Sales referiu que a taxa de letalidade em Portugal está agora nos 4,4%, enquanto na população acima dos 70 anos se fixa nos 17,2%.

O responsável informou que 34% dos casos de covid-19 continuam a recuperar no domicilio, 1,3% em internamento (0,2% em cuidados intensivos), e a trajetória continua “descendente”.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 335 casos de infeção (uma subida de 2,9%).A região registou também a maioria das mortes – 10 das 11 registadas em todo o território nacional.

À semelhança do que foi avançado nas últimas conferências de imprensa, António Lacerda Sales relembrou que continua em curso um plano de testagem a empresas da Grande Lisboa, a maioria na zona da Azambuja. “Foram feitas mais de 3.800 colheitas, 2.800 feitas pelo INEM e 1.000 pela ARS LVT. Do universo de 18.100 trabalhadores, cerca de 6.000 farão testes hoje”, avançou o secretário de Estado.

Em abril, segundo o responsável, foram feitos 11.500 testes por dia, em maio foi feita uma média de 13.550 por dia, e na última semana foram feitos 13 mil testes por dia.

Sobre os ventiladores comprados à China, o secretário de Estado disse que chegaram esta manhã 108 ventiladores e que está previsto que, até ao próximo sábado, cheguem mais 335 em voos sequenciais.

“Estes 443 ventiladores que se encontravam na embaixada de Portugal em Pequim juntam-se assim aos 264 que já estão em território nacional, o que faz com que sejam 707 equipamentos no total, ou seja, 61% do total das compras efetuadas pelo Estado à China”, disse.

“Não só não temos ventiladores perdidos como também não perdemos o rumo da nossa estratégia de combate à pandemia”, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …