Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas últimas 24 horas vítimas de covid-19, um aumento de 0,8% que eleva o total de óbitos para 1.447. Há 366 novos casos de infeção, uma subida de 0,6% que equivale ao maior aumento diário em 26 dias.

O total de casos confirmados em todo o país aumenta para 33.261 esta quarta-feira. Há ainda 20.079 pessoas recuperadas, 428 pessoas internadas, e, dessas, 56 estão em unidades de cuidados intensivos.

No início da conferência de imprensa desta quarta-feira, António Lacerda Sales referiu que a taxa de letalidade em Portugal está agora nos 4,4%, enquanto na população acima dos 70 anos se fixa nos 17,2%.

O responsável informou que 34% dos casos de covid-19 continuam a recuperar no domicilio, 1,3% em internamento (0,2% em cuidados intensivos), e a trajetória continua “descendente”.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 335 casos de infeção (uma subida de 2,9%).A região registou também a maioria das mortes – 10 das 11 registadas em todo o território nacional.

À semelhança do que foi avançado nas últimas conferências de imprensa, António Lacerda Sales relembrou que continua em curso um plano de testagem a empresas da Grande Lisboa, a maioria na zona da Azambuja. “Foram feitas mais de 3.800 colheitas, 2.800 feitas pelo INEM e 1.000 pela ARS LVT. Do universo de 18.100 trabalhadores, cerca de 6.000 farão testes hoje”, avançou o secretário de Estado.

Em abril, segundo o responsável, foram feitos 11.500 testes por dia, em maio foi feita uma média de 13.550 por dia, e na última semana foram feitos 13 mil testes por dia.

Sobre os ventiladores comprados à China, o secretário de Estado disse que chegaram esta manhã 108 ventiladores e que está previsto que, até ao próximo sábado, cheguem mais 335 em voos sequenciais.

“Estes 443 ventiladores que se encontravam na embaixada de Portugal em Pequim juntam-se assim aos 264 que já estão em território nacional, o que faz com que sejam 707 equipamentos no total, ou seja, 61% do total das compras efetuadas pelo Estado à China”, disse.

“Não só não temos ventiladores perdidos como também não perdemos o rumo da nossa estratégia de combate à pandemia”, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …