Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas últimas 24 horas vítimas de covid-19, um aumento de 0,8% que eleva o total de óbitos para 1.447. Há 366 novos casos de infeção, uma subida de 0,6% que equivale ao maior aumento diário em 26 dias.

O total de casos confirmados em todo o país aumenta para 33.261 esta quarta-feira. Há ainda 20.079 pessoas recuperadas, 428 pessoas internadas, e, dessas, 56 estão em unidades de cuidados intensivos.

No início da conferência de imprensa desta quarta-feira, António Lacerda Sales referiu que a taxa de letalidade em Portugal está agora nos 4,4%, enquanto na população acima dos 70 anos se fixa nos 17,2%.

O responsável informou que 34% dos casos de covid-19 continuam a recuperar no domicilio, 1,3% em internamento (0,2% em cuidados intensivos), e a trajetória continua “descendente”.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 335 casos de infeção (uma subida de 2,9%).A região registou também a maioria das mortes – 10 das 11 registadas em todo o território nacional.

À semelhança do que foi avançado nas últimas conferências de imprensa, António Lacerda Sales relembrou que continua em curso um plano de testagem a empresas da Grande Lisboa, a maioria na zona da Azambuja. “Foram feitas mais de 3.800 colheitas, 2.800 feitas pelo INEM e 1.000 pela ARS LVT. Do universo de 18.100 trabalhadores, cerca de 6.000 farão testes hoje”, avançou o secretário de Estado.

Em abril, segundo o responsável, foram feitos 11.500 testes por dia, em maio foi feita uma média de 13.550 por dia, e na última semana foram feitos 13 mil testes por dia.

Sobre os ventiladores comprados à China, o secretário de Estado disse que chegaram esta manhã 108 ventiladores e que está previsto que, até ao próximo sábado, cheguem mais 335 em voos sequenciais.

“Estes 443 ventiladores que se encontravam na embaixada de Portugal em Pequim juntam-se assim aos 264 que já estão em território nacional, o que faz com que sejam 707 equipamentos no total, ou seja, 61% do total das compras efetuadas pelo Estado à China”, disse.

“Não só não temos ventiladores perdidos como também não perdemos o rumo da nossa estratégia de combate à pandemia”, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …

Novas restrições serão circunscritas a territórios. Rui Moreira vai aguardar pelo Conselho de Ministros

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu esta quinta-feira que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser …

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …