11 mil casos e 100 mortes diárias por covid-19 em dezembro, diz especialista

Angelo Carconi / EPA

Esta previsão, com números muito superiores aos que temos conhecido nos últimos dias, tem por base um cenário em que as novas medidas aplicadas pelo Governo para conter a propagação do vírus, em consequência do estado de emergência, se revelem ineficazes.

Numa semana em que Portugal tem registado novos máximos de mortes associadas à covid-19, há quem preveja um pico de 11 mil casos e uma pelos menos 100 óbitos diários já no próximo mês de dezembro.

As previsões são de Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e baseiam-se num possível cenário em que as medidas do Governo para os próximos quinze (mas que podem ser prolongadas por mais tempo) não se revelem eficazes.

À Renascença, o especialista adianta que “eu não sei se os portugueses vão ou não aderir às medidas e não consigo avaliar que impacto terá no Rt”, mas se este indicador se mantiver estável “Portugal chegará, na segunda semana de dezembro, aos 11 mil casos diários”, garante. Segundo a mesma previsão, na terceira semana do mês, o número de mortes poderá chegar a um máximo de 100 em apenas 24 horas.

De uma forma geral, a taxa de letalidade global da covid-19 em Portugal baixou face à primeira vaga. Contudo, estes últimos dias têm sido críticos, uma vez que o número de vítimas mortais por dia tem vindo a aumentar para valores nunca antes vistos.

O especialista de saúde pública explica a sua lógica: “a probabilidade de o doente infetado morrer baixou, mas como o número de internamentos tem continuado a subir muito, em termos absolutos, o número de mortes também sobe muito”.

Ainda assim, se as medidas adotadas pelo Governo se revelarem eficazes, o número de infeções, internamentos e mortes pode realmente desacelerar, assegura Carmo Gomes.

Ontem, Portugal registou mais de 62 mortos e 3817 infetados. Com estes números, Portugal ultrapassou as três mil vítimas mortais desde o início da pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a …

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …

Líderes independentistas catalães já começaram a sair da prisão

Os nove líderes independentistas catalães que receberam o indulto do Governo espanhol começaram, esta quarta-feira, a sair das prisões onde se encontravam. A ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell foi a primeira a abandonar o estabelecimento …

Afinal, Bruxelas não vai restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

A Comissão Europeia desmentiu o facto de estar a ser preparada uma alteração legislativa para restringir a difusão de conteúdos audiovisuais produzidos no Reino Unido na programação das estações televisivas ou nas plataformas de streaming …

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …

PCP encerra jornadas parlamentares com sete páginas de críticas ao Governo

Sete páginas do discurso de encerramento das jornadas parlamentares do líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, foram dedicadas às queixas contra o Governo e o PS. As jornadas parlamentares do PCP terminaram com …

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no …

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …

MP pede pena de prisão efetiva entre dois e três anos para Armando Vara

O Ministério Público (MP) pediu, esta quarta-feira, a condenação de Armando Vara a uma pena efetiva próxima dos três anos de prisão por um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo …

Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido …