10 mil protestam em São Paulo por impugnação de Dilma Roussef

Oswaldo Corneti / Fotos Públicas

Manifestação em São Paulo contra a reeleição de Dilma Rousseff

Manifestação em São Paulo contra a reeleição de Dilma Rousseff

Um protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff, que pede a sua impugnação, juntou este sábado 10 mil pessoas em São Paulo, segundo uma estimativa da Polícia Militar.

A manifestação foi marcada pelas redes sociais, nas quais contava com a adesão declarada de 150 mil pessoas, e ocorre de forma pacífica, no centro da cidade. A manifestação foi acompanhada por mais de 500 policiais militares.

A maioria dos manifestantes pedia o impeachment de Rousseff e o cancelamento das eleições de outubro, que lhe deram um novo mandato presidencial. Cartazes criticavam o Partido dos Trabalhadores e mencionavam as suspeitas de corrupção na Petrobras.

Na sua maioria, os manifestantes vestiam camisas de cor verde e amarelo e seguravam bandeiras do Brasil gritando “fora PT”. A maior parte fez uma caminhada pela Avenida Paulista em direcção a Praça da Sé.

Um grupo chegou a pedir a intervenção militar no país, segundo a imprensa brasileira, mas não obteve apoio maioritário e dispersou-se dos outros manifestantes.

Os protestos, marcados para o dia em que o Brasil comemora a Proclamação da República, ocorreram também em outras cidades do país, entre elas o Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

ZAP  / Lusa / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …