A sua casa em Marte poderá ser algo deste género

Podemos não estar ainda preparados para ter seres humanos a habitar em Marte. Porém, isso não impediu que algumas mentes brilhantes apresentassem ideias de casas para as pessoas viverem quando lá chegarem.

A NASA e a MakerBot, através de uma competição denominada “Mars Base Challenge“, propuseram aos participantes que projectassem um modelo de uma casa totalmente impressa a 3D para colocar em Marte.

O projecto vencedor, do designer de 3D Noah Hornberger, apresenta um conceito baseado numa colmeia, para rentabilizar o máximo de espaço possível. A Queen B, em forma de hexágono, é composta por módulos de 4,87 metros de diâmetro cada. O tecto é feito de elementos densos, como urânio empobrecido, para proteger os humanos da exposição à radiação, pode ler-se num artigo da CNET.

Tendo em conta as temperaturas negativas do ‘planeta vermelho’ (cerca de -60ºC), a Queen B foi desenvolvida em cima de um enorme contentor subterrâneo, cheio de água, aquecida através de um aquecedor eléctrico ou um reactor nuclear exotérmico. Desta forma, e tendo em conta que a água aquecida é puxada para as paredes da casa, esta consegue manter-se quente.

Para já, não há planos para a construção do modelo em tamanho real. No entanto, e embora não esteja para breve o envio de seres humanos para viverem em Marte, quando tal acontecer (se acontecer), é possível que seja em grande estilo.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.