/

A cifra do Assassino do Zodíaco foi finalmente resolvida — 51 anos depois

(CC0/PD)

Zodiac Killer, o Assassino do Zodiaco

Com recurso a Inteligência Artificial, um grupo de criptógrafos conseguiu decifrar as mensagens da Z340, a cifra mais famosa de um dos assassinos mais misteriosos na história dos EUA.

Uma equipa de criptógrafos decifrou finalmente a complexa cifra enviada aos jornais pelo notório Assassino do Zodíaco em 1969.

Esta descoberta lança nova luz sobre a mente do assassino, que se acredita ter matado pelo menos cinco pessoas no norte da Califórnia no final dos anos 1960.

O Assassino do Zodiac, famoso por provocar a polícia e os media com cartas e mensagens cifradas, enviou uma cifra particularmente desafiadora conhecida como Z340 a três jornais locais.

A cifra permaneceu por resolver durante 51, anos até que um trio constituído pelos programadores David Oranchak e Jarl Van Eyke e pelo matemático Sam Blake, a descodificaram.

De acordo com a equipa, a cifra foi dividida em três partes e reorganizada num padrão diagonal, desviando-se do padrão mais direto da cifra anterior do assassino, que tinha sido prontamente resolvida por Donald e Bettye Harden em 1969.

Esta alteração foi provavelmente uma tentativa do assassino de tornar a cifra mais resistente aos esforços de descodificação.

Desta vez, com a ajuda do AZdecrypt, um software poderoso de quebra de cifras criado por Van Eycke, e um pouco de sorte, a equipa conseguiu agora executar mais de 650.000 variações da cifra, acabando por desbloquear finalmente os seus segredos.

A mensagem descodificada revelou visões arrepiantes sobre a mentalidade do assassino, incluindo a sua crença de que as suas vítimas serviriam como seus “escravos” no “paradice” – um erro ortográfico de “paradise” (paraíso) que pode ter sido intencional para confundir os decifradores.

Um momento particularmente revelador no processo de decifração ocorreu quando a frase “that wasn’t me on the TV show” (não era eu no programa de TV) emergiu, referindo-se a uma chamada de um impostor ao programa The Jim Dunbar Show durante o auge da frenesim mediática em torno dos assassinatos.

Esta pista foi instrumental para guiar a equipa para a solução completa, confirmando que o seu método estava correto quando previram que a frase “gas chamber” – um termo usado pelo impostor durante a chamada – apareceria no texto.

Na época em que o Assassino do Zodíaco enviou a cifra Z340, um impostor ligou para o The Jim Dunbar Show. O impostor alegou que era o assassino e tinha medo da “câmara de gás”.

Essa frase, especificamente, forneceu a chave por causa do texto que já tinha sido descodificado naquele momento, aponta o Interesting Engineering.

Apesar desta cifra ter sido resolvida, a identidade do Assassino do Zodíaco permanece um dos maiores mistérios criminais mos Estados Unidos. O FBI continua a sua busca pelo assassino, que ainda está por identificar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.