/

Sabotagem de central nuclear na Bélgica terá sido acto terrorista

fransdewit / Flickr

O reactor Doel 4, no norte da Bélgica

O reactor Doel 4, no norte da Bélgica

As autoridades belgas consideraram este domingo que a causa da sabotagem que sofreu em agosto o reactor Doel 4, numa central nuclear no norte do país, e que obrigou ao seu encerramento, foi um ato terrorista.

O director do Organismo para a Coordenação de Análises de Ameaças (OCAM), André Vandoren, revelou à cadeia televisiva RTL-TVi que a investigação sobre a sabotagem do rector Doel 4, perto de Liège, ocorrida a 5 de agosto, “está orientada para uma pista terrorista”.

O incidente provocou, em pouco mais de meia hora, uma fuga de 65 mil litros de óleo e, consequentemente, as turbinas tiveram que funcionar ‘a seco’, o que provocou um maior desgaste.

Devido a este problema, a central teve de fechar e as autoridades belgas estimam que os custos de reparação para voltar a colocá-la em funcionamento podem ascender a 30 milhões de euros.

O Ministério Público Federal belga abriu uma investigação ao incidente, o que, na opinião de Vandoren, significa que “há suspeitas” de que se tratou de um acto de terrorismo.

“Se o Ministério Público se ocupa deste caso, é porque vai nesse sentido”, sublinhou o responsável, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O reactor Doel 4, localizado no norte da Bélgica, foi construído em 1985, tendo uma capacidade superior a 1.000 megawatts (MW), e está previsto que funcione até 2025.

A 1 de dezembro passado, um incêndio fez parar o reactor de Tihange 3, perto de Liège, aumentando para quatro o número de reactores nucleares parados na Bélgica neste momento.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.