/

Rui Rio admite renegociação da dívida

RTP / Flickr

Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

O social-democrata Rui Rio alertou esta sexta-feira, no Porto, para a necessidade de, “qualquer dia”, Portugal ter de “renegociar a dívida” pública, no caso de não ter um crescimento económico sustentável.

“Naturalmente que Portugal só poderá não falar de renegociar a dívida se tiver um crescimento económico sustentável. Se conseguirmos esse crescimento, teremos riqueza suficiente para fazer face à dívida acumulada”, observou o economista, em declarações aos jornalistas no fim da conferência “As Empresas e o Imperativo da Competitividade”.

Para o ex-presidente da Câmara do Porto, se o país “tiver um crescimento económico muito fraco, qualquer dia, naturalmente”, terá de “renegociar a dívida”.

Rui Rio admitiu que “o problema do endividamento externo está melhor”, porque a dívida não está a aumentar, mas salientou que “coisa diferente é o endividamento público, que aumentou”.

“Temos de eliminar esse défice, conseguir crescimento e ter um horizonte positivo para Portugal”.

Este não é o momento ideal para consensos

O social-democrata disse ainda não ver possibilidades de alcançar o consenso político defendido na quinta-feira no Conselho de Estado, alertando que “os momentos mais adequados” para entendimentos partidários são “mais calmos e pós-eleitorais“.

“Sou altamente favorável ao consenso entre partidos mas, neste momento, não vejo como é possível, principalmente no enquadramento em que está o PS, nem que os dois candidatos a líderes quisessem”, observou o economista no Porto, em declarações aos jornalistas no fim da conferência “As Empresas e o Imperativo da Competitividade”.

O Conselho de Estado exortou quinta-feira à noite “todas as forças políticas e sociais” a preservarem “pontes de diálogo construtivo” e a empenharem “os seus melhores esforços na obtenção de entendimentos quanto aos objectivos nacionais permanentes”.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.