/

Polémica com ananás na pizza obriga Presidente da Islândia a explicar-se

1

Forseti Íslands / Facebook

Guoni Th. Jóhannesson, Presidente da Islândia

Guoni Th. Jóhannesson, Presidente da Islândia

O Presidente da Islândia foi forçado a dar explicações ao povo depois de ter dito que se devia banir o ananás das pizzas.

As palavras de Guoni Th. Jóhannesson, manifestando o seu desagrado com a presença de frutas tropicais, como o ananás, nas pizzas, foram feitas durante uma visita a uma escola secundária, na Islândia.

O Presidente islandês fez a confissão, sublinhando que, se pudesse, decretava que o ananás fosse banido das pizzas.

As declarações causaram tanto burburinho, nomeadamente nas redes sociais, que o Presidente da Islândia teve que vir explicar-se com uma nota no seu perfil institucional no Facebook, com o sugestivo título “Um esclarecimento sobre a controvérsia da pizza”.

“Não tenho o poder para fazer leis que proíbam as pessoas de colocar ananás nas suas pizzas. Fico feliz por não deter esse poder“, escreve Guoni Th. Jóhannesson, realçando que gosta de ananás, mas não nas suas pizzas.

O governante, um antigo professor universitário de História, ainda aproveita para dar uma lição de democracia, sublinhando que os presidentes “não devem ter poder ilimitado”. “Não desejaria viver num tal país”, atira ainda.

“Para as pizzas, recomendo marisco”, diz, por fim, Guoni Th. Jóhannesson.

As palavras do Presidente islandês deixaram os canadianos particularmente revoltados – e note-se que Guoni Th. Jóhannesson é casado com uma canadiana. Isto porque a chamada pizza havaiana, isto é, com ananás, terá sido inventada pelo canadiano Sam Panopoulos, agora com 83 anos de idade, conforme reporta o canal CBC.

Panopoulos confessa à estação canadiana que, no início, quando lançou a sua pizza com ananás, nas décadas de 50 e 60, no seu restaurante, “ninguém gostou dela”.

“Mas depois, ficaram loucos”, “porque naquela altura ninguém misturava doces e salgados”, explica ainda o octogenário que já não faz pizzas.

Nas redes sociais, não há consenso quanto ao assunto e as pessoas dividem-se entre os que apreciam o ananás na sua pizza e os que o detestam. Algumas marcas de pizza estão já a aproveitar o momento para partilharem versões alternativas, com frutas como a maçã como recheio.

Aquilo que é certo é que esta pequena controvérsia não vai abalar a popularidade do Presidente da Islândia. O político de 47 anos, que tem uma postura descontraída, é sobretudo elogiado por ter recusado um aumento de 20% no seu salário e por doar 10% do mesmo para solidariedade, reporta o The Guardian.

Foi também o primeiro Presidente de todos os países do mundo a marchar numa parada gay, segundo o mesmo diário.

SV, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.