/

Passos quer fazer cair Costa em menos de um ano

17

José Sena Goulão / Lusa

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho

No primeiro dia do governo de António Costa, Passos Coelho e Paulo Portas voltam a ocupar os seus lugares de deputados no Parlamento. E a estratégia da agora oposição é a de desgastar o adversário e de minar a aliança da Esquerda.

Pedro Passos Coelho chegou ao Parlamento cerca de uma hora depois do início do debate que fluía em torno dos exames nacionais do 4.º ano.

Sublinhando que encara com “muita naturalidade” este regresso ao lugar de deputado, o ex-primeiro-ministro promete que assumirá o “papel na liderança” da oposição.

Já Paulo Portas, que chegou primeiro, preferiu não falar com os jornalistas.

Aquilo que parece certo é que a Coligação vai apostar no desgaste do governo socialista, nomeadamente explorando aquilo que divide as Esquerdas.

Essa ideia já foi bem patente no primeiro debate no Parlamento, no dia 1 do governo de Costa, com os deputados sociais-democratas e populares a lançarem farpas a comunistas e bloquistas, no sentido de espicaçarem as divergências que mantêm com o PS.

O objectivo é fazer cair o governo socialista o mais depressa possível, deitando abaixo aquele que é, para muitos, um periclitante casamento de conveniência da esquerda.

Passos estará confiante de que pode deitar abaixo esta aliança em menos de um ano – o que, não acontecendo, acabará também por colocar em cheque o seu papel como líder do PSD.

Mas entre os novos aliados PS, Bloco de Esquerda e PCP também se conta com a possibilidade de dividir a Coligação.

E será interessante verificar como actuarão PSD e CDS no Parlamento, se assumindo um tom uníssono ou apostando em ideias próprias e num regresso à autonomia dos dois partidos.

É uma nova página na vida política nacional com um Parlamento renovado, com novas caras não apenas no PSD e no CDS, mas também no PS, que substituiu 21 deputados.

SV, ZAP

17 Comments

  1. “Ser pulha não é dificil. E esta ao alcance de qualquer um. Porém a inteligencia da pulhice não é criativa mas sim destrutiva. E a inteligencia que serve um estadista não é a do pulha . É a do lider.” Seneca

    • Olhem um tachante da antiga maioria…
      Tem vergonha…
      Pulhas são eles todos… não há um que se aproveite…Só um tachante é que pode apoiar um partido falando mal de outro!

      A baixo esta ditadura…

  2. Assim é a democracia a funcionar, sem choraminguices, estados de alma nem maus perderes.
    No entanto o Coelho tem que ter cuidado; os barões do psd não lhe vão perdoar uma longa ausência de fora dos corredores do poder e, a acontecer isso, haverá uma recentragem ás ideias sociais democratas e nesse cenário, Coelho, um neo-liberal de direita, não tem cabidela.

  3. NÃO TE DEMORES A VIRES à CURRALEIRA PAGAR A BRANQUINHA QUE DEVES. AGORA JA NÃO TENS GUARDA COSTAS NEM ESCOLTAS PODE SER QUE TE PONHA UM CARRO DO COBRADOR DO FRAQUE ATRAS DE TI

  4. Esta gente estava habituada a ser sempre governada pela direita embora os votos da maioria fossem à esquerda.
    A falta de entendimento da esquerda era-lhes favorável e dava-lhes muito jeito, mas acabou. Conformem-se!
    Os entendimentos à esquerda já são possíveis e vieram para ficar! Assim é que deve ser e é bonito.
    Quando a direita tiver a maioria que governe.
    Queremos democracia ou não queremos democracia?

  5. Este burro do Passos sofre da mesma falta de inteligencia política do Cavaco. querem fazer uma coisa a só conseguem fazer o oposto!

    Ao tentar minar a união de esquerda pelas suas diferenças, ele só vai conseguir que eles as superem para se unir ainda mais. Que gajo tão burro!

  6. Não há que ter pressa, há que deixá-los friccionar bem uns contra os outros até que alguém se aperceba de que está a ser levado ou a fazer figura de palhaço e então aí o verniz irá estalar e a aliança irá rebentar por naturalidade.

  7. Há que reconhecê-lo. A diferença entre o Coelho e António Costa é que, enquanto o primeiro é um vigarista armado em chico-esperto, o segundo é um fino estratega político.

  8. Como se vê a corrupção começa muito antes da Politica, começa nos grupos que verdadeiramente tem o poder do Pais, vejam o video para perceber que no governo são apenas fantoches nas mãos destes, e é isso que não percebo em todos vocês defendem aqui uns e outros onde o problema é anterior a isso eles são sempre uns fantoches de outros assim como todos nós Povo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.