/

O novo “Roubo do século”: corrupção e fraude custam 700 mil milhões por ano

O branqueamento de capitais, a fraude e a corrupção custam anualmente entre 38 e 64 mil milhões de dólares norte-americanos (entre 28,9 e 48,7 mil milhões de euros) em receitas fiscais a cada país, indica um relatório publicado esta quarta-feira pela associação ONE.

A organização britânica, fundada pelo cantor Bono, estima que, no global, as práticas fraudulentas nos países em desenvolvimento representem um volume anual na ordem dos 700 mil milhões de euros – mas que podem atingir os 1,5 biliões de euros -, o que a ONE qualifica como “roubo do século“.

Friederike Röder, que dirige a ONE em França, sublinhou, citada pela agência AFP, que esse capital em falta poderia ser “investido na saúde, segurança alimentar e em infraestruturas fundamentais, salvando-se assim milhares de vidas”.

De acordo com o relatório da ONE, há 3,6 milhões de mortes que poderiam ser evitadas todos os anos nos países mais pobres se essas receitas fiscais fossem restauradas.

A associação, dirigindo-se aos ministros das Finanças do G20, que vão reunir-se a 20 e 21 de setembro na Austrália, formula quatro reivindicações, exortando nomeadamente ao combate contra a opacidade de sociedades fantasma que, muitas vezes, operam com a finalidade de lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.