/

O maior vulcão da Europa entrou em erupção

O vulcão Etna, localizado em Itália, entrou em erupção pela terceira vez nos últimos três dias. A actividade, que não representa perigo imediato para a população local, atraiu a atenção do mundo pela espectacularidade das suas imagens.

Ao longo dos últimos três dias, profissionais e amadores observaram o Etna de todos os ângulos possíveis, com objectivo de capturar imagens do fenómeno vulcânico.

Os primeiros indícios de erupção ocorreram a 18 de maio, dia em que a montanha expeliu densas nuvens de cinzas para a atmosfera.

O fenómeno foi fotografado de vários pontos de vista – e até o astronauta Jeff Williams, em órbita da Terra na Estação Espacial Internacional, captou imagens das erupções.

As erupções do Etna não são nada raras. Na verdade, as crateras laterais da montanha produzem erupções a cada três meses.

O Etna é na realidade o vulcão mais activo da Europa e um dos vulcões mais activos do mundo.

Situado na parte oriental da Sicília, em Itália, é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo cerca de 3340 m de altitude, que varia devido às frequentes erupções.

O Etna é também a mais alta montanha de Itália a sul dos Alpes.

A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna também o maior vulcão da Europa, sendo 2,5 vezes maior que o Vesúvio, a 2º maior vulcão do velho continente.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.