O destino do Sistema Solar depende do Planeta Nove

8

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma equipa de investigadores descobriu que a existência do Planeta Nove pode arruinar o destino do nosso Sistema Solar e “expulsar” os planetas gigantes do espaço interestelar.

Segundo uma teoria defendida até hoje, dentro de sete mil milhões de anos o Sol iria engolir a Terra, transformando-se numa estrela anã e empurrando os planetas gigantes para uma distância segura.

Essa hipótese foi refutada por Dimitri Vegas, astrofísico da Universidade de Warwick, que afirma que se o Planeta Nove realmente existir, o Sistema Solar poderá ter um destino trágico.

A investigação foi feita com recurso a um simulador da morte de sistemas planetários e, quando o hipotético Planeta Nove foi adicionado à pesquisa, a projeção do futuro do Sistema Solar mudou dramaticamente.

Assim, a pesquisa concluiu que, quanto mais distante o planeta estiver e quanto maior for a sua dimensão, mais elevada será a probabilidade de um desastre.

“A existência de um planeta massivo pode mudar radicalmente o destino de Úrano e Neptuno”, adiantou Vegas.

No estudo, que será publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, o astrofísico sublinha que, ao desintegrar-se, o Sol vai expelir metade de sua própria massa e engolir Mercúrio, Vénus e a Terra, desvanecendo para uma fraca estrela anã.

Os planetas gigantes serão empurrados para longe do Sol mas, devido à localização do Planeta Nove, este poderá ser arrastado para uma espécie de “dança da morte” com Úrano e Neptuno.

Dimitri Vegas sugere que as interações gravitacionais entre o Planeta Nove e os dois planetas gigantes pode fazer com que sejam ejetados do Sistema Solar.

Apesar de a nova teoria parecer bastante assustadora, não terá qualquer influência na população terrestre porque, nessa altura, a Terra já terá sido exterminada pelo Sol.

BZR, ZAP

1. É daqui a sete milhões de anos ou sete mil milhões de anos que o Sol vai engolir a Terra????
    Vejam lá isso bem porque são quatidades temporais muito diferentes!!!

2. Empurrem lá o 9 pela porta 18 a dentro pois já lá passou muita coisa e o 9 também lá cabe muito bem e assim ficamos já livre dele de uma vez por todas.

3. Não se preocupem, os ETs vão continuar a estabilizar o nosso sistema solar como sempre o fizeram. Estes cientistas não percebem nada do assunto…

4. Quanto ao Planeta 9 não sei. Quanto ao planeta/ cometa X, esse é que deverá aparecer nos próximos 165 anos e mudar o planeta de lugar ao mesmo tempo que muda o Sol. Vindo do lado sul do planeta, dando a volta por detrás do Sol conforme descrito pelo argentino Carlos Muñoz Ferrada e depois passando próximo da Terra.
    As previsões que parecem mais realistas referem-se a 2036, mas seja em 2036 ou depois, até ao ano 2181 deverá aparecer. Esse sim é que as pessoas tem de temer/ ter respeito, pois a Terra levará um belo de um abanão nessa altura.

5. Cientistas tolos , quem decide o nosso futuro é Deus , e Jesus está muito próximo
    e vai julgar os homens pela suas loucuras .